Internacional Titulo
Comando de 'encapuzados' ataca localidade basca de Bergara
Por Das Agências
03/06/2001 | 16:52
Compartilhar notícia


A localidade basca de Bergara, próxima a San Sebastián (Norte), foi atacada na noite de sábado por um comando formado por cerca de 50 homens encapuzados, disse o porta-voz da Ertzaintza (polícia autônoma basca).

Este grupo, "perfeitamente organizado", segundo a mesma fonte em Bilbao, ergueu barricadas nas ruas e jogou coquetéis molotov contra várias lojas, agências bancárias e postos dos correios. Cinco carros foram incendiados.

Quando as forças anti-distúrbios interviram, uma parte dos assaltantes se encarregou de mantê-las à distância, enquanto outra continuava atacando a cidade. Não houve prisões e ninguém ficou ferido.

Tudo começou à uma 1h local (23h GMT), algumas horas depois da cerimônia preparada pelos separatistas radicais para receber um militante da organização basca ETA, que acabara de sair da prisão.

Os atos de violência urbana são freqüentes no País Basco espanhol e são geralmente atribuídos a grupos de jovens separatistas simpatizantes do ETA. Em todo caso, "operações comando" desta dimensão são raras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;