Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Vila ferroviária festeja sua gente


Adriana Lopes
Da Redaçao

23/09/1999 | 20:58


De sábado até o próximo dia 30, Paranapiacaba vai se transformar na melhor opçao de entretenimento do Grande ABC com a realizaçao da V Semana do Ferroviário. Idealizado e organizado pela SPR-Paranap (Sociedade de Preservaçao e Resgate de Paranapiacaba), o evento vai apresentar na Vila uma grande variedade de artistas e atividades para todas as idades.

O tema desta ediçao - Ano II da Redestinaçao de Paranapiacaba: Conhecer para Preservar - revela o principal objetivo da SPR-Paranap, que é evidenciar o patrimônio cultural, tecnológico e histórico da Vila, erguida a partir de 1860 para abrigar os imigrantes ingleses e operários que estavam construindo a rede ferroviária da Sao Paulo Railway.

"Queremos expor Paranapiacaba, levar ao conhecimento público o valor da Vila e a necessidade de redestinar suas atividades para o turismo. Além disso, a Semana também tem a funçao de trazer cultura para a Vila, visto que os moradores daqui estao isolados dos grandes centros", afirmou Zélia Maria Paralego, presidente da SPR-Paranap.

A programaçao de sábado da Semana do Ferroviário prevê a reinauguraçao da EE Senador Lacerda Franco - a única escola estadual da Vila -, caminhadas culturais e o Baile dos Anos Dourados, este último a única atraçao da semana que nao terá entrada gratuita. A entrada para o baile, a ser realizado às 22h30 no Clube Uniao Lyra-Serrano, vai custar R$ 10. A noite contará com a participaçao do violonista Robson Miguel.

No domingo, quem for à Vila poderá participar de workshops sobre modelagem em argila, desenho e pintura, além de assistir a espetáculos teatrais e musicais. Destaque especial para a mostra de curtas-metragens Parallax Error, do Núcleo de Cinema Super-8, que será exibida no Lyra-Serrano. Depois de Paranapiacaba, a mostra segue para o MIS (Museu da Imagem e do Som), em Sao Paulo.

Os repórteres fotográficos do Diário Rivaldo Gomes, J.B. Ferreira, Celso Luiz, Luciano Vicioni, Roberto Mourao e Heloisa Ballarini terao alguns trabalhos expostos na mostra Mudanças, que estará em cartaz durante o evento no Antigo Grupo Escolar.

Haverá ainda uma exposiçao com 150 fotografias em que cerca de 60 alunos de 2ª a 8ª série da EE Senador Lacerda Franco retratam o cotidiano da Vila. A programaçao completa da V Semana do Ferroviário pode ser encontrada no site da SPR-Paranap na Internet.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;