Cultura & Lazer Titulo
Ballet Stagium celebra Adoniran Barbosa
Por Luciane Mediato
Diário do Grande ABC
19/04/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


No ano do centenário de nascimento de Adoniran Barbosa, o Ballet Stagium dança amanhã, em São Caetano, o espetáculo "Adoniran". A companhia conta de forma humorada a história de São Paulo embalada pela trilha do compositor, que, através de suas composições, retrata a cidade.

O artista traz em suas canções o cotidiano da população paulista e as mudanças causadas pelo progresso a partir da cultura europeia, principalmente a italiana. O resultado são músicas com sotaques próprios que marcam as antológicas obras, como "Samba Italiano", "Iracema", "Mariposas", "Bom Dia Tristeza", "Tiro ao Álvaro", "Saudosa Maloca" e "Trem das Onze", todas representadas pela companhia.

Marika Gidali, diretora do grupo, transformou as partituras em coreografias. "O coro é como São Paulo, metáfora de multidão, de onde se descolam os bailarinos para dançar os cotidianos dramas das canções do compositor", explica.

Em cena, além da tradução das canções de Adoniran, há uma representação na forma de clown, maestro sem orquestra que observa a ação que se vai tecendo ao longo do espetáculo. "A fábula subjacente a este personagem, que tudo observa, remete ao compositor, que permanece a observar a vida dos habitantes simples de uma cidade em constante mutação", afirma Marika.

O espetáculo faz parte dos 40 anos de arte do Ballet Stagium. "São anos de atividade estética, transformando em metáforas corporais as ‘coisas do Brasil'", diz. A diretora conta que Adoniran é criação desta trajetória, fundamental para a arte de um país plural.

Ballet Stagium. Amanhã, às 20h. No Teatro Santos Dumont - Avenida Goiás, 1.111, São Caetano. Tel.: 4221-8347. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;