Cena Política Titulo
Um poema para...
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
18/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Nascido em Rancharia e prefeito de Ribeirão Pires de 2005 a 2012, Clóvis Volpi (PSDB) é pré-candidato ao Paço de Mauá. E mesmo tendo uma história na cidade, onde foi duas vezes vereador (de 1983 a 1988 e de 1993 a 1994) e se elegeu deputado estadual (1995 a 1998), o tucano é taxado de ‘forasteiro’ pelos adversários. Na tentativa de apagar essa pecha, Volpi fez um vídeo no mínimo curioso e postou nas redes sociais. Nele, relembra a década de 1990, quando editou dois livros, incentivado pelos concursos de poesias que havia em Mauá na época: Pedaços de Mim 1 e 2. Num deles, fez um texto em homenagem ao município. “Muitos acreditavam que teria sido feito para uma mulher, mas de fato foi para minha cidade, minha Mauá”, relata, para em seguida declamar os versos. Segue trecho: “O que posso fazer por você, Mauá. Eu a vi pequena, humilde sonhadora. Chamei seus filhos todos por seus nomes. Um a um, sem errar. Você era terra, chuva, ar, natureza. (...) Seus filhos aumentaram, tornaram-se um número muito maior. Seus nomes eu não sei mais como são. Perdi-os na multidão. Perdi-os no vai e vem dos que viajam de trem. Entre os que vieram, muito por você fizeram. Muito a amaram e amam, como eu a amo, como sempre a amei. Outros, poucos, fizeram retalhos. Rasuraram sua história, apagaram seu nome dos versos. Versos anônimos que ficaram perdidos, perdidos no ar. Mas você ainda assim os mantém, os acolhe, os deixa viver. Ah, pequena e sonhadora Mauá, o que posso fazer por você agora”. O recado sobre o carinho que tem pelo município foi profundo, professor Clóvis Volpi. E sua ligação com Mauá é inegável. Mas é intrigante imaginar que alguém foi capaz de achar que o poema era para uma mulher, não é mesmo?

Problema
Pré-candidato ao Paço de Mauá pelo PSB, o deputado estadual Atila Jacomussi havia afirmado que o PRP, presidido por seu pai e vereador, Admir Jacomussi, não faria coligação com partidos que já tivessem cadeira na Câmara. O único figurão da chapa seria seu pai e o objetivo era conquistar duas vagas na eleição de outubro. Mas, nesta semana, Atila reuniu lideranças da campanha e deixou encaminhada parceria com PR, que tem o vereador Betinho da Dragões. O que irritou os pré-candidatos do PRB ao Legislativo, porque, teoricamente, as duas cadeiras pretendidas já teriam donos. O deputado não está conseguindo lidar com esse princípio de crise interna. Quando indagado, transfere a assessores ou simplesmente ignora os contatos.

Encontro socialista
Amanhã, às 10h, na Câmara de Santo André, o deputado federal Ivan Valente (Psol) profere palestra sobre o cenário eleitoral voltada principalmente a pré-candidatos do partido a vereador e prefeito. Ivan é o indicado a vice na chapa encabeçada por Luiza Erundina (Psol) que disputará a prefeitura da Capital. Na região, o Psol já definiu três candidatos aos Paços: Ricardo Alvarez (Santo André), Aldo Santos (São Bernardo) e Devanir Morari (São Caetano).

Ah, os trabalhadores...
O presidente da Câmara de São Bernardo, José Luís Ferrarezi (PT), iniciou a reforma administrativa que visa equiparar o número de comissionados ao de concursados. Um dos primeiros a serem exonerados foi o cerimonialista Amilcar Pezzolo (sobrinho de Antônio Pezzolo, prefeito de Santo André no período de 1973 a 1977), que estava na função há muitas gestões. Ele foi surpreendido com sua dispensa, pois, inicialmente, o plano do petista era de fazer cortes nos gabinetes dos parlamentares. O último dia de trabalho de Amilcar foi, ironicamente, na quinta-feira, na sessão solene que concedeu título de cidadão são-bernardense a Rui Falcão, presidente nacional do... Partido dos Trabalhadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;