Setecidades Titulo Tecnologia
Médico francês ensina técnica moderna contra varizes

Especialista veio ao Hospital Christóvão da Gama, em Sto.André; procedimento é a laser

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Médico francês ensina técnica moderna contra varizes
Especialista veio ao Hospital Christóvão da Gama, em Sto.André; procedimento é a laser

Especialistas do Hospital Christóvão da Gama, em Santo André, receberam na quarta-feira a visita do cirurgião vascular Thiên Quang Tra, vindo da França, que ensinou aos colegas de profissão brasileiros uma nova técnica de cirurgia para as varizes, utilizando laser com punção. O procedimento é menos invasivo e permite rápida recuperação do paciente, com alta no mesmo dia.

De origem vietnamita, Tra é fundador da Mevah (em tradução livre, significa Movimento Esperança Vascular Humanitária), associação na qual, em missões pelo mundo, ele e outros médicos promovem o ensino da medicina vascular. Nessas ocasiões, os pacientes submetidos à cirurgia são pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com a operação. Tra doou fibras de laser ao Hospital Christóvão da Gama, que possibilitaram operar seis pacientes com esse perfil, selecionados pelo equipamento hospitalar.

O médico francês queria conhecer um hospital de referência fora da Capital paulista e, assim, o chefe do Departamento de Cirurgia Vascular do Hospital Christóvão da Gama, Eduardo Ramacciotti; o presidente do Conselho do hospital, Helio Krakuer e o responsável pelas cirurgias de alta complexidade, Marcelo Soares, fizeram o convite.

A técnica é americana e foi aprimorada por Tra. “Ele consegue, com fibras menores, tratar veias que são mais complicadas e precisavam de corte”, disse Ramacciotti.

“Estou muito contente em estar aqui, e por mais que eu venha ensinar, também aprendo bastante com todos”, falou Tra.

Médicos de Santos e Goiás também vieram aprender o procedimento, que dura uma hora, com anestesia local. “As varizes aumentam em 1,7 vezes o risco de trombose e a cirurgia também alivia essas complicações”, salientou Ramacciotti. O marceneiro W.O. (o nome não pode ser divulgado por determinação do Conselho Federal de Medicina), 44 anos, de Santo André, passou pela operação. “No momento da cirurgia eu estava um pouco ansioso, mas foi bastante tranquila”, comentou.

O Christóvão da Gama já trata alguns casos de varizes com laser, mas com o treinamento do médico francês, refinarão a técnica, segundo Ramacciotti . Os convênios ainda não cobrem esse procedimento, por ser algo recente. O custo gira em torno de R$ 3 mil por perna, podendo ser elevado, de acordo com a gravidade.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;