Política Titulo
Lula está entre os favoritos ao Nobel da Paz
Por Do Diário OnLine
19/09/2003 | 13:51
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre os favoritos para o Prêmio Nobel da Paz 2003, segundo revelou o diretor do Instituto Internacional para a Pesquisa da Paz, o norueguês Stein Tonnesson em entrevista à agência EFE. O ganhador do prêmio será anunciado no dia 10 de outubro.

Lula ocupa um lugar de destaque nas preferências do Comitê, por sua luta contra as desigualdades sociais na América do Sul. Além disso, membro do Comitê Nobel da Paz, Berge Furre, é um grande admirador do presidente brasileiro.

O dissidente iraniano Hashen Aghajari, preso no Irã, também é um dos favoritos ao prêmio por suas tentativas de reformar o regime teocrático de seu país. A organização humanitária católica Santo Egídio também é uma das favoritas, principalmente por sua contribuição ao processo de paz em Moçambique e seu trabalho na luta contra a Aids.

Ao todo, 165 personalidades e instituições estão inscritas para receber o prêmio, concedido anualmente. Entre os inscritos estão os presidentes da França, Jacques Chirac, dos Estados Unidos, George W. Bush, e do Afeganistão, Hamid Karzai, além do premiê britânico, Tony Blair, o papa João Paulo II, e o chefe de inspeções da ONU, Hans Blix. Também estão inscritas a União Européia e a Cruz Vermelha, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;