Política Titulo Pressionado
Filippi já não descarta mais candidatura em Diadema

Ex-prefeito muda o tom e diz que desistências no PT promovem novo debate

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
23/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Pressionado no município e pela cúpula do petismo no Estado, o ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT) não descartou ontem possibilidade de liderar empreitada do partido na eleição de outubro, diferentemente da postura de negação à candidatura adotada no partido.

Presente na agenda oficial da presidente Dilma Rousseff (PT), na Capital, durante assinatura de contrato para desenvolvimento de vacina contra a dengue, Filippi buscou cautela ao tratar de possível candidatura, porém, não se colocou fora da disputa para impedir a reeleição de Lauro Michels (PV).

Na sexta-feira, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e o vereador José Antônio da Silva anunciaram desistência da disputa interna do PT, sob a justificativa de adesão a projeto com o ex-prefeito.

“Recebi o apoio, não pressionado, mas com honra. Tenho enorme apreço por Diadema. Sei que pude contribuir no desenvolvimento e políticas públicas, sendo prefeito ou integrante de administração. Esse movimento do Vicentinho e do Zé Antônio faz com que o debate mude, mas que envolva todo o diretório”, afirmou.

Sem conseguir consenso – Filippi é a exceção –, o PT diademense, que é presidido pelo ex-prefeito Mário Reali, marcou para 3 de abril o processo de prévia. O vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, permanece como pré-candidato único da legenda.

“Entendo que já tinha encerrado meu ciclo. Vou sentar com o Mário (Reali) e com o Maninho, que foram os dois que tomaram essa decisão de me convencer a rever minha posição. Precisa ser avançada e depois coletiva”, considerou Filippi.

Em Diadema, o PT emplacou seis gestões nos últimos 30 anos, mas, em 2012, Lauro impediu a reeleição de Reali.

No panorama político, o petismo ficou à frente em pesquisas de intenções de voto quando o nome de Filippi foi colocado como representante. Nas sondagens de agosto e dezembro do DGABC Pesquisas, o ex-prefeito surge com mais de dez pontos percentuais sobre Lauro.

Presidente do PT paulista, o ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza confirmou diálogos com Filippi para convencê-lo a empreitada municipal.

“Estamos insistindo com ele (Filippi), acompanhando todos os movimentos do diretório de Diadema. A região é importante para o partido. Entendemos suas razões em não querer o projeto. Já foi prefeito. Porém, vamos persistir”, pontuou. “O PT está se fortalecendo para a disputa eleitoral. A nossa busca é reunir os melhores quadros. A situação do Filippi se assemelha com os projetos de São Carlos (legenda quer candidatura do ex-prefeito Newton Lima) e em Araraquara (projeto visa convencer o ex-chefe do Executivo e atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva)”, comentou.

Maninho fala que vai procurar dupla

Raphael Rocha

Único nome registrado para disputar prévias no PT de Diadema, o vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, afirmou que buscará dialogar com o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e o também vereador José Antônio da Silva para união de forças em torno de sua candidatura a prefeito. Vicentinho e Zé Antônio retiraram seus projetos políticos na sexta-feira e pediram que o prefeiturável seja o ex-prefeito José de Filippi Júnior.

“Minha ideia sempre foi lançar o Filippi. Falei isso desde o primeiro momento, que retiraria meu nome se o Filippi viésse. Mas ele tem dito que não quer. Por isso vou procurar o Vicentinho e o Zé Antônio, para formar uma candidatura que defenda as propostas do PT e tire esse prefeito que faz mal à cidade, à Saúde e à Educação. Diadema não está acostumada com um governo autoritário como esse”, disse Maninho, em referência à gestão do prefeito Lauro Michels (PV).

Para atrair apoio, Maninho sugeriu até debater estratégia eleitoral de 2018. “O Vicentinho é deputado federal, agora na nossa cidade, pode buscar novo mandato. O Zé Antônio buscou duas vezes ser deputado estadual (em 2010 e em 2014), pode muito bem concorrer de novo.”

A expectativa é a de que o presidente do PT de Diadema, o ex-prefeito Mário Reali, convoque reunião da executiva do partido para debater a saída de Vicentinho e Zé Antônio das prévias e o movimento pela candidatura de Filippi. Ainda não há data para que o encontro ocorra. Na semana passada, Reali não escondeu surpresa com a movimentação política dos petistas.

Lauro vai pagar reforma do campo da Vila Alice

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), anunciou que vai bancar a conclusão da reforma do campo da Vila Alice, obra essencialmente custeada pelo governo federal, mas que, sem repasse da União, corre risco de não terminar.

“Vou fazer a obra. Está faltando pouco para ser concluída. Por isso, estamos estudando adiantar os recursos, mesmo com todas as dificuldades financeiras que temos enfrentado, e entrar com uma ação contra o governo federal pelos atrasos nos repasses e ressarcimento”, discorreu o chefe do Executivo.

O projeto está orçado em R$ 804 mil, porém, somente R$ 410 mil foram repassados pelo governo de Dilma Rousseff (PT), em novela que se arrasta desde 2014. A reforma é tocada pela empresa Soccer Grass Assessoria e Empreendimentos Esportivos, que ameaçou retirar o gramado já colocado se o impasse persistir.

“Vou fazer as medições normais e repassar à Caixa (Econômica Federal), pagar e depois esperar reembolso. Vou pagar de uma vez e pretendo fazer isso até abril”, disse Lauro. “Isso (novela) está prejudicando o erário e quem paga a conta é o município. A conta está ficando injusta. O tempero já está mais caro que o frango”, afirmou.

O espaço, cuja dimensão é de 63 m por 105 m, é o maior da várzea do município e era para ser concluído em agosto. A Vila Alice é um dos mais tradicionais locais do futebol varzeano, reunindo 15 equipes. A praça esportiva, situada na Rua Guaíra, 345, está abandonada, sem iluminação e com alambrado danificado. Moradores reclamam de falta de segurança e atletas amadores contestam a ausência de espaço para práticas esportivas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;