Setecidades Titulo Esportes radicais
Parque da Juventude sofre com abandono

Falta de manutenção por parte da Prefeitura
de S.Bernardo deixa equipamentos interditados

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
21/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Half pipe fechado desde setembro de 2013, estruturas esportivas sem operação em decorrência da falta de manutenção, sistema de ventilação parado e sanitários quebrados e impróprios para uso. Atualmente, o cenário de abandono toma conta do Parque da Juventude Città Di Maróstica, em São Bernardo.

Maior complexo de esportes radicais da América Latina e o terceiro maior do mundo, com 21 mil m², o parque recebeu a última reforma e ampliação em 2007, na época entregue pelo então prefeito William Dib (na ocasião no PSB, hoje PSDB). De lá para cá, o cenário da área – que é um dos principais pontos de encontro para jovens na cidade – é de abandono.

O half pipe – estrutura em forma de ‘U’ destinada a prática de desportos radiciais – é o exemplo mais claro do descaso. Sem manutenção, o local foi tomado por fungos por baixo das madeiras e fechado em setembro de 2013. Após deixar o espaço abandonado durante meses sem nenhuma obra, a Prefeitura garantiu a entrega do equipamento para o mês passado, fato que não ocorreu até a presente data.

Tetracampeã mundial da modalidade vertical, a skatista Karen Jonz, 30 anos, é uma das esportistas e usuárias do parque que lamenta a situação. “Teve má vontade antes de eles fecharem a pista para manutenção. Muitas vezes queríamos limpar o half pipe, mas os funcionários não deixavam. Só que eles também não faziam nada. Foi péssimo ver tudo se degradar.”

A esportista destaca que o local era usado por muitos como ponto de treinamento para competições internacionais. “Quando a pista foi entregue, era de ótima qualidade. Sempre treinei aqui. Depois parece que entramos em um período obscuro com a deterioração do espaço.”

Presente ao evento de entrega da reforma do espaço em 2007, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) visitou o local na sexta-feira e ressaltou o descaso da administração pública com o parque.

“O atual governo do prefeito Luiz Marinho (PT) trata o jovem da cidade sem prioridade. Isso já foi demonstrado quando ele teve atitude de cortar a merenda das crianças e agora, com o Parque da Juventude, que está se deteriorando. Podemos ver diversos equipamentos em condições precárias.”

 Procurada pelo Diário, a Prefeitura de São Bernardo limitou-se a dizer que a “ reinauguração do half pipe está agendada para o dia 26, às 10h”. Referente aos demais questionamentos, a administração municipal disse que as informações serão passadas durante a realização do evento.

Visitantes reclamam de equipamentos fechados

Opção de lazer para crianças e adolescentes, o Parque da Juventude Città Di Maróstica, em São Bernardo, tem decepcionado famílias que buscam na área formas de entretenimento na cidade. A interdição ou falta de suporte de diversos equipamentos tem frustado quem passa pelo local.

A parede de escalada, por exemplo, é um dos casos. O equipamento encontra-se em situação precária devido a falta de boulders, equipamentos de segurança em boas condições e agarras soltas nas paredes.

Usuários também pontuam que a tirolesa do parque – na qual as pessoas deslizam suspensas por cordas instaladas no alto de uma torre metálica até uma rampa de madeira distante cerca de 200 metros – está fechadas há meses. Em alguns trechos foi possível ver a ferrugem da estrutura se decompondo.

“Nunca consegui usar a tirolesa desde que frequento o lugar. Ela sempre está fechada”, reclama o estudante Guilherme Conde, 16 anos.

O também estudante Bruno Dias, 17, que frequenta o espaço para andar de skate, afirma que o parque poderia ser melhor. “O espaço de bike cross também está fechado há um bom tempo. Tem muita coisa legal nessa área que poderia ser usada e não é.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;