Política Titulo Rumo à 2016
Pinheiro contabiliza 18 partidos na lista de aliados à reeleição

Prefeito de S.Caetano projeta número quatro vezes maior do que no pleito de 2012; na ocasião, principal rival tinha quantia idêntica

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), espera concretizar média de 18 partidos no arco de alianças ao projeto de reeleição em 2016. O peemedebista revelou que tem elaborado lista, ao lado do secretário de Governo do Paço, Nilson Bonome (PMDB), com potenciais apoios ao visar consolidar as tratativas ainda neste ano. O prazo para fechamento dos acordos é até junho, com as convenções, mas os pré-candidatos à Prefeitura correm contra o tempo para agregar forças.

Coincidência ou não, o número projetado por Pinheiro é o mesmo conquistado em 2012 por Regina Maura Zetone (sem partido), postulante governista, derrotada na ocasião.

No último páreo municipal, Pinheiro encarou a disputa, como oposição, com quatro legendas na coligação (PMDB, PTN, PCdoB e PPL). “A intenção é reunir partidos que possam contribuir para o sucesso na eleição do ano que vem”, frisou o chefe do Executivo.

Responsável pela articulação política com as siglas na cidade, Bonome elencou que o diálogo está bem avançado com “PV, PRB, PSD, PSC, DEM, PP, PRP, PSL, PCdoB e PPL”, além do próprio PMDB. “Esses partidos que estão alinhados conosco neste momento”, disse, ao relatar conversas com vereadores, pré-candidatos e dirigentes de agremiações.

Os oito primeiros partidos, por exemplo, integravam o arco de adesões de Regina Maura, principal rival do peemedebista no pleito. O PP, inclusive, compunha a chapa majoritária com Luiz Antônio Cicaroni, formando a dobrada com a ex-petebista, indicada pelo ex-prefeito José Auricchio Júnior (ainda no PTB, porém, assinará ficha de filiação no PSDB dia 10 para concorrer novamente ao cargo).

Então vereador pelo PTB, Pinheiro saiu da base do governo e migrou para o PMDB um ano antes do processo eleitoral ao perceber que não receberia as bênçãos do Palácio da Cerâmica.

Pinheiro confirmou que o diretório paulista do PP “está próximo de assinar nominata” para nomear nova executiva municipal, que era comandada por Cicaroni. Segundo o prefeito, já houve sinalização da estadual progressista por composição com o Paço em São Caetano. “Estamos aguardando apenas assinatura de quem vai ser presidente (na cidade). Nós não conversamos com o Cicaroni, porque ele sempre se colocou como oposição, mas é mais um (partido) que está vindo (na aliança).”

Bonome assumiu posto de articulação partidária da administração peemedebista há oito meses. O titular da Pasta de Governo avaliou que os munícipes demonstram crença “no potencial de Pinheiro”, o que tem influenciado na consolidação das parcerias. “A adesão tem sido não só de partidos, mas de pessoas. Fator primordial é preocupação com a cidade.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;