Nacional Titulo
Polícia apreende medicamento que pode causar aborto
Por Do Diário do Grande ABC
27/11/1999 | 13:19
Compartilhar notícia


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu sexta-feira à noite em Céu Azul (a 80 quilômetros de Foz do Iguaçu - PR) 12,3 mil comprimidos de Citotec, medicamento de combate à úlcera que foi proibido no Brasil por ser abortivo. Procedente do Paraguai, a mercadoria estava no bagageiro de um ônibus da empresa Pluma Turismo e Conforto, que faz a linha Foz-Sao Paulo. Foram presos José Lino de Santana e Antônio Gilson Pires Gomes Santana, ambos da Bahia. O destino final do medicamento seria a Bahia.

A comercializaçao do Citotec foi proibida no Brasil há cerca de quatro anos, por desvio de finalidade. Usado em grande quantidade, o medicamento provoca aborto. Uma das formas de usar o medicamento para essa finalidade é a aplicaçao de dois comprimidos via oral e dois intravaginal. O uso em excesso, no entanto, pode provocar a morte da gestante.

Embora a venda tenha sido proibida no Brasil, o remédio chega ao país vindo do Paraguai e pode ser encontrado no mercado clandestino. Na maioria das farmácias de Ciudad del Este, por exemplo, na fronteira com Foz do Iguaçu, a venda de Citotec é liberada, sem ao menos a necessidade de prescriçao médica. A compra pode ser feita em qualquer quantidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;