Nacional Titulo
Especialista diz que diabetes já é quase uma epidemia
Do Diário do Grande ABC
02/07/2000 | 16:51
Compartilhar notícia


A coordenadora do Programa de Diabetes do Hospital Regional do Distrito Federal, Ermelinda Cordeiro Pedrosa, disse que no ano de 2025 cerca de 300 milhoes de pessoas terao diabetes no mundo inteiro. "O diabetes já está quase se tornando uma epidemia", ressaltou.

 Ela informou que existem dois tipos principais de diabetes. A do tipo um, que corresponde a 10% dos casos e decorre de questoes genéticas e de uma agressao ao pâncreas, e a do tipo dois, que corresponde a 90% dos casos e é causada por uma predisposiçao hereditária. Segundo ela, além do diabetes tipo um e dois, existem casos mais raros que sao o gestacional e outros tipos secundários.

Ermelinda explicou que o diabetes ocorre quando o indivíduo produz insulina que nao atua de forma adequada por encontrar uma resistência na sua açao tanto em nível de musculatura esquelética quanto no fígado, onde nao há inibiçao na produçao de glicose.

"Primeiramente, a pessoa começa a apresentar níveis discretos de glicose elevada. Em decorrência disso, o pâncreas passa a produzir mais insulina, que continua a agir de forma inadequada até que, de forma gradual, vai se instalando uma progressiva hiperglicemia, ou seja, um aumento na glicose no sangue".

Os sintomas da doença sao muita sede, vontade de urinar com maior freqüência, fraqueza nas pernas, visao embaçada, perda de peso e outros. Ermelinda disse que a adoçao de um estilo de vida saudável, com uma boa alimentaçao e uma atividade física fazem com que os diabéticos levem uma vida adequada, além de evitar o aparecimento da doença. "Temos que prevenir as complicaçoes da doença, pois ela pode provocar cegueira, derrames, enfartes no miocardio, insuficiência renal, deformidades no pés e até amputaçoes".

 O diabetes nao tem cura. "Hoje podemos falar que o diabetes compromete duas vezes mais o homem em termos de doença cardiovascular e quatro vezes mais a mulher. O indivíduo que tem diabetes tem quinze vezes mais chances de amputar alguma parte de seu corpo do que a pessoa que nao tem. A grande maioria dos transplantes renais também sao decorrentes do diabetes", destacou.

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;