Política Titulo Cargo
França nomeia ‘solucionador’ de multas como vice no Detran

Percy Ramos, de Santo André, oferece defesa, assessoria e recursos para motorista infrator

Por Junior Carvalho
21/09/2018 | 06:07
Compartilhar notícia


O governador Márcio França (PSB) nomeou para o cargo de diretor vice-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ex-delegado de Santo André que oferece “solução” para motoristas infratores. O Palácio dos Bandeirantes alega não existir conflitos de interesse na contratação, publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira.

Percy de Souza Ramos, conhecido como Dr. Percy, atua como espécie de negociador de penalidades por infrações de trânsito. Em seu cartão de visitas, ele oferece serviços como “orientação jurídica”, “assessoria”, “defesa” e “recursos”. “Motoristas: temos a solução”, diz a chamada do anúncio, que também está estampado em sua foto no WhatsApp, abaixo do nome “Dr. Percy – Multas” e de sua foto à frente de uma bandeira do Brasil. Na divulgação, ele não afirma com clareza, porém, qual solução propõe para as sanções em decorrência de desrespeito às leis de trânsito. “Multas? Pontuação? Habilitação suspensa? Cassação?”, questiona a chamada, que finaliza com a frase: “Seriedade e experiência”.

Segundo o próprio anúncio, Dr. Percy atende na Rua Senador Fláquer, no Centro de Santo André. Ele também tem longa trajetória na política da cidade. Foi candidato a vereador por três ocasiões, sendo a última no pleito de 2016, pelo PMB, quando recebeu 552 votos e ficou como suplente. Em 2008, tentou se candidatar ao Legislativo andreense, mas teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. Quatro anos antes, quando estreou nas urnas, recebeu 1.637 votos, pelo PSC.

A equipe de reportagem do Diário tentou contato com Percy nos três telefones divulgados em seu cartão, mas ninguém atendeu às ligações nem respondeu à mensagem enviada pelo WhatsApp utilizado para oferecer o serviço.
Questionado sobre quais foram os critérios para a nomeação de Percy Ramos e se enxerga possível conflito de interesse na indicação, o governo Márcio França não respondeu às perguntas e se limitou a defender o ex-delegado, destacando que ele vai “defender a visão do usuário do Detran”, sem detalhar como, especificamente, será desempenhado esse papel.

“O Dr. Percy Ramos é um técnico especialista em apurar abusos de infrações de trânsito aplicados contra motoristas e proprietários de veículos. Trata-se de um profissional qualificado, formado em Direito, que se dedicou 22 anos à função de delegado de polícia, na qual se aposentou, além de ter atuado por 17 anos no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Sua tarefa será defender a visão do usuário do Detran no serviço público. Não há conflito de interesse”, afirma a nota, que também descarta a existência de processos tramitando no Detran em nome de Percy. “O Detran-SP informa que não há registro de qualquer processo ou recurso impetrados por Percy Ramos em nome de cidadãos que recorrem ao órgão de trânsito”, conclui o texto.

Na eleição deste ano, o PMB está no arco de alianças do projeto à reeleição de Márcio França. Como novo diretor vice-presidente do Detran, Percy Ramos receberá o salário de R$ 15.369,75 por mês. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;