Memória Titulo Memória
O grito de socorro desta trupe de Ribeirão Pires

Memória aposta neste novo grupo teatral de Ribeirão Pires, Orobboro Trupe

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


“Para a construção da Capela do Pilar, o capitão Lemos obteve recursos em 26-2-1714 junto ao Juízo de Órfãos de São Paulo, por meio da assinatura do termo de dinheiro. O empréstimo foi quitado em 29-9-1715. Para o empréstimo, o capitão Lemos hipotecou uma casa de morada junto de Santa Teresa, vizinhanças da atual praça Clovis Bevilacqua, em São Paulo”.

Fonte: Wanderley dos Santos


* * *
Dois mil e treze vai caminhando para o seu final. Memória aposta neste novo grupo teatral de Ribeirão Pires, Orobboro Trupe, porque foi o primeiro a manifestar publicamente que estamos às vésperas de completar 300 anos do nosso bem histórico-religioso mais precioso, a Capela do Pilar Velho.

A trupe tem uma peça pronta sobre esta história. E quer encená-la muitas vezes. Para tal, precisa de apoio.

A peça conta, de forma cômica, diversos ‘causos’ acontecidos em Ribeirão Pires e também romanceados pelos autores (Sony Moreno e Ellen Schneider). E, claro, fala sobre os fundadores da cidade, Antônio Corrêa de Lemos e Antônio Pires de Ávila.

Entre os acontecimentos narrados estão: a morte da Mula Menina, a tentativa de candidatura de Roberto Bottacin a papa, a eleição do santo padroeiro da cidade, a inauguração do Velório Municipal.

“A peça foi passada para a Prefeitura de Ribeirão Pires em outubro, e a Orobboro Trupe não obteve respostas para a apresentação, nem neste ano, nem no ano que vem”, declara Sony Moreno.

Olá gente boa de Ribeirão Pires, vamos prestigiar os jovens. Mantenham contato pelo e-mail sonymoreno@gmail.com . Memória torce pelo sucesso da iniciativa.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 28 de dezembro de 1983 – Ano 26, nº 5402

MANCHETE – Petróleo importado pagará imposto para gerar verbas a Estados

HOJE

- Dia do Salva-Vidas

- Dia da Marinha Mercante.

- A Igreja recorda os meninos inocentes de Belém e arredores, de idade inferior a 2 anos, que foram arrancados de suas mães e assassinados cruelmente, por ordem de Herodes.

EM 28 DE DEZEMBRO DE...

1813 – Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, nasce em Arroio Grande (RS).

1973 – Governo do Estado inaugura a marginal direita da Via Anchieta, ligando a Capital a São Bernardo e ao distrito de Riacho Grande.

NAS ONDAS DO RÁDIO

TRISTEZA – Amanhã teremos a última audição do programa Reminiscências, que vinha sendo apresentando faz tempo por Américo Del Corto pela Rádio Comunitária Pérola da Serra (87,5), de Ribeirão Pires. O produtor Ademar Bertoldo lembra que o Sr. Américo está com 92 anos e já sente o peso da idade. Bertoldo quer manter o programa e procura novo apresentador.

Menino Américo, força. Guardamos com carinho as primeiras fitas do seu programa. Vamos digitalizá-las e encontrar um meio de divulgá-las por ocasião do próximo Congresso de História, em Ribeirão Pires. Aquele material é muito rico e importante.

Amigos de Ribeirão Pires: amanhã é dia de abraçar Américo Del Corto. Que todos compareçam à emissora ou telefonem. Ele merece. Quem não puder, que acompanhe pelo site: www.peroladaserrafm.com.br .

* * *
ALEGRIA – Está no ar: Viagem no Tempo, com Marcelo Duarte e Aparecido Lopes. Vinte e quatro horas por dia. É só acessar www.viagemnotempo.net . Música de boa qualidade o dia todo, fotografias deslumbrantes, notícias no tempo. Tudo diretamente dos altos do Jardim Alvorada, em Santo André.

Memória ganha uma nova fonte de consultas e entretenimento. E divide a boa nova com vocês.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Em pauta: a primeira sessão de cinema em São Paulo e a saga dos Irmãos Lumiere; as curiosidades sobre Monte Santo, na Bahia, onde há 50 anos Glauber Rocha filmou Deus e o diabo na terra do sol; a série de TV Viagem ao fundo do mar; na história da bola, a vitória do Brasil em uma Copa do Mundo prejudicada pela arbitragem. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO USP (FM 93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

RÁDIO ABC (1570). Causas Nobres. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

EVEREST FM, comunitária (87,5). Programa Classe M. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, São Caetano e São Paulo. Ao vivo: www.everestfm.com.br .

TRIANON AM (740) – UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

RÁDIO USP (FM 93,7). USP Especiais. Banda do pianista Buddy Johnson; cantores Arthur Prysock e Rosemary Clooney; amanhã: banda do baterista Chick Webb e Ella Fitzgerald, em gravações dos anos 1930. Produção e apresentação: Cido Tavares. Hoje, às 20h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Mazzaropi e algumas entrevistas que ele deu na Bandeirantes e um fantástico depoimento para Hebe Camargo no tempo em que ela apreseantava seu programa de TV na Bandeirantes. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

SANTOS DO DIA

- Antonio de Lérins

- Donião

- Gaspar de Búfalo

- Teófila

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

História atingida

Da série de túmulos arrombados no Cemitério de Vila Euclides, o da família Tezoto, Thesotto ou Tesotto.

SANTO ANDRÉ

José Roberto Lourenço, 57. Natural de São Paulo (SP). Dia 21. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Maria Lucia de Barros Minjones, 44.Natural de São Caetano. Dia 25. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Ângela Rodrigues Godinho, 33. Natural de Santo André. Auxiliar de escrita fiscal. Dia 19. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

SÃO BERNARDO

Augusta Rifati Zabotto, 79. Natural de Itirapina (SP). Dia 26. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO

Nilton dos Santos Nogueira, 88. Natural de Mogi das Cruzes (SP). Dia 23. Cemitério da
Saudade, bairro Cerâmica.

Manoel Dias, 86. Natural de São Paulo (SP). Dia 16. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Maria das Dores Nalin, 80. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 25. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Antonio Kutilak Torrejais, 68. Natural de Londrina (PR). Dia 25. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA

Madalena Alves Vieira, 96. Natural de Prado (BA). Dia 24. Cemitério Municipal.

Anísio Clementino Ferreira, 80. Natural de Pernambuco. Dia 25. Cemitério Municipal.

Manoel Nunes, 71. Natural de Novo Horizonte (SP). Dia 23. Vale da Paz.

MAUÁ

Maria Augusta dos Santos, 86. Natural de São Miguel dos Milagres (AL). Dia 24. Cemitério Santa Lídia.

Ana Maria Dutra de Souza, 67. Natural de Divinolandia (SP). Dia 24. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;