Internacional Titulo
Coréia do Norte deve lançar outro míssil
Por Do Diário do Grande ABC
03/07/1999 | 14:34
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte advertiu que está preparada para lançar um novo míssil, como aconteceu em agosto de 1998, anunciou este sábado um enviado especial da ONU de nacionalidade japonesa.

Responsáveis norte-americanos asseguraram a este enviado, o subsecretário geral da ONU, Yasushi Akashi, que Pyongyang ``já havia terminado' a preparaçao para o lançamento do que denominavam um satélite, segundo Akashi, citado pela agência japonesa Jiji Press. O suposto satélite, considerado por Tóquio um míssil Taepo-Dong, sobrevoou o arquipélago em 31 de agosto do ano pasado, o que provocou uma forte tensao entre os dois países.

Akashi manteve várias horas de conversas com as autoridades norte-coreanas, entre as quais o vice-ministro das Relaçoes Exteriores, Choi Su-Hun, que explicou que seu país tem direito de lançar um ``satélite' exatamente como faziam o Japao e a China. Akashi chegou a Pequim no momento em que eram suspensas as novas conversaçoes intercoreanas sobre a reuniao de famílias separadas pela guerra da Coréia. Este encontro, nao previsto inicialmente, foi um fracasso - como os três anteriores - e com isso subsistem as divergências entre Pyongyang e Seul. A Coréia do Norte exige que seus vizinhos do sul retomem o envio de adubos químicos, conforme acordo subscrito em junho passado, além de pedidos de desculpas e compensaçoes pelo incidente naval no Mar Amarelo ocorrido no mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;