Setecidades Titulo
Acesso alternativo ao CDP valoriza bairro Cooperativa
Por Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
12/04/2005 | 11:57
Compartilhar notícia


A consolidação definitiva da vocação do bairro Cooperativa, em São Bernardo, como condomínio industrial e de serviços inclui a criação de acesso alternativo ao futuro CDP (Centro de Detenção Provisória) pela Rodovia Imigrantes. A medida evitaria a circulação de detentos e visitantes no bairro. Pesquisas nesse sentido têm sido desenvolvidas pela Prefeitura que deverá confirmar nesta quarta-feira a viabilidade da proposta, em reunião de secretários que também definirá o calendário de atividades do projeto. “Queremos manter o perfil econômico do bairro, voltado para a indústria, comércio e serviços”, justifica o secretário Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Fernando Longo.

Apesar de colocar a questão viária como um dos principais problemas do bairro, o secretário afirma que todas as intervenções devem ser iniciadas ao mesmo tempo. “Vamos fazer tudo em um pacote só. O bairro tem uma importância muito grande em termos econômicos para a cidade. Temos diversas solicitações de empresas e um diagnóstico bastante profundo sobre o Cooperativa. Só devemos estabelecer alguma prioridade na quarta-feira”, garante.

O diretor-titular do Ciesp de São Bernardo, Mauro Miaguti, afirma que a construção do acesso alternativo do CDP à Imigrantes precisa ser iniciada ainda este ano. “O CDP deve ser inaugurado antes do final do ano e a via de acesso exclusivo ainda não foi nem iniciada. Isso nos preocupa. A estrutura viária que possuímos hoje não possibilita o tráfego de pessoas junto com o transporte de carga”, afirma.

Três concessionárias de serviços públicos já realizam obras ou estudos técnicos para investimentos no bairro Cooperativa. A Telefônica avalia a capacidade estrutural instalada no bairro e a Eletropaulo informou que já ampliou a capacidade da ETD (Estação Transformação e Distribuição) de São Bernardo em dezembro de 2004 que, praticamente, dobrou a capacidade de transmissão de energia para o município, com um aumento de 35 MVAs (Megavolts-Ampéres).

A Sabesp deve inaugurar até o segundo semestre uma rede de 1,2 km de coleta de esgoto nas estrada Sadae Takagi e Yae Massumoto e um booster (conjunto de bombas de distribuição de água) no bairro Alvarenga, que indiretamente melhorará o abastecimento realizado pelo booster Cooperativa.

Levantamento do Ciesp (Centro das Indústrias de São Paulo) de São Bernardo dá conta de 258 empresas no bairro Cooperativa, das quais 100 são indústrias, como a química Basf, as autopeças Makita e Valeo e a montadora Mercedes-Benz (que possui um pátio de veículos no local). As intervenções previstas pela Prefeitura em diferentes áreas devem durar um ano e serão realizadas por força-tarefa de diversas secretarias.

Miaguti afirma que o projeto da prefeitura não foi apresentado oficialmente aos empresários da região. “A informação de que existe um projeto pronto da Prefeitura de São Bernardo é nova. As mudanças no bairro são uma reivindicação antiga dos empresários, que foram objeto de discussão com o prefeito William Dib (PSB) antes das eleições, no ano passado. A iniciativa é muito positiva, mas acho que poderíamos participar mais do processo. Os empresários têm investido muito nos últimos anos na criação de sua própria infra-estrutura”, afirma.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;