Internacional Titulo
Macedônia recupera vários pontos, diz primeiro-ministro
Das Agências
25/03/2001 | 17:12
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Macedônia, Ljubco Georgievski, disse neste domingo que as forças governamentais capturaram todas as posições estratégicas que estavam sob controle de guerrilheiros de etnia albanesa que operavam nas montanhas ao redor de Tetovo, noroeste do país.

Georgievski disse ainda que os centros de onde os guerrilheiros agiam foram eliminados."

A televisão macedônia disse mais tarde que as forças governamentais tinham tomado o controle do principal ponto de observação de Tetovo, capital não-oficial dos albaneses da Macedônia. A informação não pode ser confirmada imediatamente.

A cidade, no noroeste da Macedônia, perto da fronteira com a Albânia e com a Província iugoslava do Kosovo, vem sendo palco de constantes confrontos nas últimas semanas. Os combatentes estariam tentando ocupar Tetovo para, futuramente, anexar a cidade à Albânia.

Foi a primeira vez que tropas governamentais realizaram uma ofensiva para expulsar os guerrilheiros de posições nas colinas que cercam Tetovo, tomadas pelos rebeldes há 12 dias.

A ofensiva deste domingo aconteceu apesar dos pedidos de líderes mundiais para que a Macedônia continue as negociações com os rebeldes. Para os líderes, os albaneses estão lutando por seu direito a um país que reúna a minoria albanesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;