Economia Titulo
Inflaçao pode chegar a 1,1% em Sao Paulo este mês
Por Do Diário do Grande ABC
28/07/1999 | 22:25
Compartilhar notícia


O custo de vida do paulistano poderá fechar este mês com alta de até 1,1% por causa do aumento inesperado dos preços dos artigos de vestuário, já registrado na terceira prévia de julho. A estimativa anterior da Fundaçao Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Indice de Preços ao Consumidor (IPC) era de aumento de 1%.

Na terceira quadrissemana de julho, o IPC da Fipe aumentou 0,9%, puxado pela alta dos combustíveis e das tarifas. Os aumentos dos preços da gasolina, energia elétrica, do álcool combustível, do gás de botijao, do combustível gasto em viagens e das tarifas de água e esgoto, juntos, responderam por 0,96 ponto porcentual do IPC da terceira quadrissemana.

"Sem os reajustes dos combustíveis e das tarifas, teria havido pequena deflaçao", diz o coordenador do IPC da Fipe, Heron do Carmo. O economista mantém a previsao de inflaçao de 6% para o ano e de 0,5% para agosto.

No mês que vem, a pressao mais forte virá dos reajustes das tarifas de energia elétrica e água e esgoto, prevê Heron, que está contando com a queda dos preços dos artigos de vestuário e a subida das cotaçoes dos alimentos por causada entessafra.

"O ciclo de queda dos preços dos alimentos deverá esgotar-se", observa. Ele pondera que os preços dos combustíveis e do gás nao vao pressionar o IPC de agosto e vao aliviar o índice em 0,7%. O reajuste das passagens de metrô e de trens também nao terá grande impacto no IPC.

Vestuário - A grande novidade na terceira prévia de julho foi o comportamento do preço dos artigos de vestuário, que voltou a subir 1,4%, depois de terem aumentado 0,7% na segunda quadrissemana.

Depois dos transportes, que subiram 4,85% na terceira prévia, por causa do combustíveis, o vestuário foi o grupo que mais aumentou. O calçado de mulher subiu 4,21%; o conjunto de criança, 6,31%, e a malha feminina, 3,36%.

Heron explica que a tendência normal é que o vestuário feche julho perto de zero e agosto em queda. Ainda nao há explicaçao conclusiva para o comportamento atípico registrado na terceira quadrissemana. O economista diz uma das hipóteses é que as vendas de roupas tenham sido maiores que o previsto por causa do frio.

Além disso, Heron observa que esse resultado pode ter sido reflexo da coleta de preços. Com a quebra de grandes redes de varejo, a Fipe está substituindo o universo de lojas pesquisadas.

Depois do vestuário, saúde e habitaçao ficaram 0,98% mais caros. No caso da habitaçao, a pressao maior foi dos serviços públicos (3,24%). Nos gastos com saúde, o aumento foi provocado pelo reajuste dos planos de saúde (1,21%) e dos remédios (1,85%). O único grupo de preços que recuou foi a comida, que ficou 0,63% mais em conta.

Juros - Apesar dessa pequena alteraçao na previsao do IPC para julho, Heron reafirma a avaliaçao de que as taxas de juros ainda sao extremamente altas para o nível atual de inflaçao. Nas suas contas, para uma inflaçao de 8%, que é a meta do governo, os juros poderiam recuar para 17% ao ano. "A taxa básica tem de cair e toda a estrutura de compulsórios também."

Greve - Se a greve nacional do caminhoneiros persistir em todo o País, poderao ocorrer problemas de abastecimento para alguns produtos que temporariamente correm o risco de ter preços aumentados, avalia Heron. Mas ele pondera que nao haverá impacto na inflaçao.

Enquanto alguns itens poderao ser reajustados nas lojas, na roça os preços dos produtos agropecuários cairao porque nao conseguirao sair das unidades de produçao. "A greve mostra que o governo tem de ter cuidado com as suas açoes", diz Heron, em referência aos preços dos combustíveis. Ele diz que a greve poderá inibir novos aumentos de grande magnitude que estariam a caminho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;