Memória Titulo
Para lembrar a histórica Linha Jurubatuba

Jurubatuba, em tupi abundância de palmeiras (Francisco Martins dos Santos)

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia




Jurubatuba, em tupi abundância de palmeiras (Francisco Martins dos Santos); outra versão: atado de muitas voltas (Mendes de Almeida); uma terceira versão: lugar feliz, cheio de belezas e florestas (Mendes de Almeida).

Cf. Helcias Bernardo de Pádua, do Grupo Memórias do Itaim Bibi em www.itaim.com.br.

* * *

Na palestra de 40 anos atrás no Rotary de São Bernardo, que Memória transcreveu na semana passada, o jornalista Hermano Pini Filho relacionou as linhas coloniais a que a cidade foi dividida no final do século 19. Entre elas, a Linha Jurubatuba.

Uma pena que a cidade passou por cima dessa história tão logo iniciou o processo de urbanização. Vieram os loteamentos, cada qual com um novo nome. Da expressão Linha Jurubatuba sobrou a Rua Jurubatuba, no Centro. Não existem mais "linhas" em São Bernardo, diferentemente do que preservam as cidades serranas gaúchas. Também se esquece que o Rio Grande, um dos formados da Billings, era chamado de Rio Jurubatuba.

Outro dia estivemos na Chácara Centenário, no Bairro Assunção, e conhecemos as quatro fotos de hoje. São paisagens iniciais do processo de urbanização do bairro, em fotos familiares de nossas primas Mariazinha e Rosinha.

As imagens mostram ruas importantes ainda de chão batido, como a Francisco Visentainer; o Clube do Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), com seu lago; a formação do Jardim Brasilândia, aberto na década de 1950; e esses dois casais queridos da Chácara Centenário, meus tios, que levaram uma vida simples com o objetivo de preservar uma parte dos antigos lotes coloniais da Linha Jurubatuba.

Cabe à aniversariante São Bernardo ajudar a família na preservação deste verdadeiro oásis, fazendo justiça à memória de antigos colonos que hoje se espalham, quase anônimos, por toda a cidade.

MESC - A Avenida Robert Kennedy de hoje denomina uma antiga Estrada das Colônias que foi referência na Linha Jurubatuba. No passado, essa avenida se chamou Rua Particular da Linha Jurubatuba ou Estrada do Polígono do Tiro, em referência ao estande do Tiro de Guerra de São Bernardo que ali existia, nos fundos da atual Scania.

Mesmo os moradores mais distantes da via a indicavam como referência de domicílio. Provavelmente a documentação do Mesc cinquentão traga os nomes antigos. E tudo virou Avenida Robert Kennedy, em homenagem ao senador americano assassinado em 1968.

News Seller

Domingo, 23 de agosto de 1959 - nº 68

Manchete - Não se justifica a demora: inadiável a instalação de taxímetros em Santo André.

Política - Carlos Cerchiari, jornalista do News Seller, disputará a vereança pelo PDC.

Telefonia - Deu-se quarta-feira a inauguração da ampliação da central telefônica de Santo André, com mais 800 telefones.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 23 de agosto de 1979

Manchete - Anistia exclui atos de terrorismo; vigência: 1961 a 1979; líderes sindicais incluídos; funcionários em greve perdoados; crimes eleitorais beneficiados; tumultos e brigas no Congresso; povo vaia os arenistas.

Santo André - Prefeito Lincoln Grillo promete impedir violência a favelados.

Editorial - Grupo dos 13 ataca outra vez, em referência às disputas políticas em Santo André.

Imprensa - Circula a edição de julho do Jornal do Comércio e Indústria, editado pela Associação Comercial e Industrial de Diadema, cujo responsável é Paulo Leme.

Futebol - Ontem, pela Intermediária: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 1 (gol de Zé Carlos I) x 0 Paulista de Jundiaí - técnico Silvio Pirelli troca o Santo André pelo Velo Clube de Rio Claro.

Polícia - Ladrões de autos agem nos colégios.

EM 23 DE AGOSTO DE...

1914 - Imperador do Japão declara guerra à Alemanha. E a Ásia ingressa na 1ª Guerra Mundial.

1924 - Nascia, em São José dos Campos, Benedito Alves Ferreira, o Charuto, uma das figuras mais queridas da Vila Luzita, em Santo André. Sua família mudou para Santo André quando ele tinha 14 anos.

HOJE
Dia dos Artistas, Dia do Aviador Naval, Dia da Intendência da Aeronáutica e Dia das Vocações Leigas.

SANTOS DO DIA
Rosa de Lima, Tiago de Bevagna e Zaqueu.

Rosa de Lima é a Padroeira da América Latina e das Filipinas. Pertenceu à Ordem Terceira de São Domingos e faleceu em 1617, aos 31 anos, em Lima, sua terra natal.

Undokai andreense
União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André realiza hoje, a partir das 8h, no Campo Distrital da Vila América, a Undokai 2009. São gincanas para todas as idades, literalmente: dos bebês aos mais idosos.

Por exemplo: crianças a partir dos três anos participam das corridas rasas; maiores de 75 anos são convidados à prova de procurar tesouro. O almoço se transforma em piquenique, com distribuição de laranjas. Há comestíveis, muitas famílias levam seus lanches e os organizadores pedem para que todos tragam bancos.

O campo fica na Rua Hatsuey Motomura, entre o bairro Silveira e a Vila América.

Fumacê
Depois do fumacê sobre o Congresso, paraíso onde se vive festa de arromba todos os dias, breve reflexão sobre os senhores daquele território mágico e seus vassalos: confiar nos nababos que lá habitam é igual a ficar no mato sem cachorro. Claro, daquele mato não sai coelho. Não se deve esperar nada que não seja por interesse pessoal. E não adianta levantar a lebre sobre acordos. É pregar no deserto. Somente resta aos eleitores enfiar o dedo na boca, aguentar a rebordosa ou procurar a quadratura do círculo.

Nada cai do céu na porta de quem não compartilha as benesses do poder. Resta o trabalho e a vontade de vencer. Vamos em frente.
Texto: Guido Fidelis




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;