Economia Titulo
Petróleo fecha em forte alta após o anúncio de queda das reservas
Por Da AFP
25/10/2006 | 17:40
Compartilhar notícia


O petróleo fechou em forte alta nesta quarta-feira, após a publicação do relatório semanal sobre as reservas dos Estados Unidos na semana passada.

Em Nova York, o barril do tipo "light sweet" para entrega em dezembro subiu US$ 2,05 e fechou a US$ 61,40.

O DoE (Departamento de Energia dos Estados Unidos) anunciou nesta quarta-feira uma inesperada queda de 3,3 milhões de barris de reservas de cru semana passada. Os analistas esperavam exatamente o contrário, uma alta da mesma ordem.

O órgão estatal informou que houve uma queda nos estoques de produtos destilados, entre eles o combustível para calefação, muito usado no inverno.

No total, as reservas de petróleo baixaram 11 milhões de barris, "a queda mais forte desde a semana encerrada em dois de setembro de 2005, quando as reservas recuaram por causa da passagem do furacão Katrina", comentou nesta quarta-feira a EIA (Agência americana de informação sobre energia).

"A grande novidade deste relatório é também a queda das importações de petróleo", comentou Phil Flynn, analista da Alaron Trading. "Este pode ser um sinal de que alguns países da Opep já começaram a reduzir sua produção", disse.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos advertiram seus clientes sobre uma queda efetiva de sua produção no próximo mês, o que tornou o mercado mais cético sobre a redução de 1,2 milhão de barris por dia a partir de 1º de novembro, decidida pelo cartel sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;