Setecidades Titulo Conscientização
Alunos destacam produção elevada de lixo
Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
26/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A EE Doutor Carlos de Campos, na Vila América, em Santo André, atende 730 alunos entre os ensinos Fundamental 2 e Médio. Ontem, os jovens puderam usar a criatividade para discorrer sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia em produção textual para a 11ª edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário com correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Em espaço de papel com 20 a 30 linhas os estudantes expuseram ideias que fazem parte da rotina na tentativa de preservar o meio ambiente. O tema é comum ao cotidiano da jovem Juliana Hernandes de Sales, 12 anos, que tem desenhos espalhados pela escola e sonha em ser arquiteta. Enquanto ainda está no 7º ano do Ensino Fundamental, ela utiliza recicláveis para fazer objetos. “Uma pessoa produz 300 quilos de lixo por ano, o que é muita coisa. Estou colocando no texto os impactos disso para o solo e para a água. Reutilizo o que seria jogado fora. Faço porta-retratos, por exemplo, com o papelão que iria para o lixo. É legal porque você tem algo novo feito do seu próprio jeito”, diz.

A garota acredita que é necessário jogar o lixo no local correto, mesma opinião emitida pelo colega Daniel Arthur Fernandes Nascimento, 13, que aposta na força do tema para conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo.“Em frente à minha casa tem um canto onde jogaram uma televisão e um bocado de outras coisas. As pessoas não colocam em sacos para o coletor pegar. Deixaram tudo no chão. Estou escrevendo que, durante o ano, os humanos produzem muito lixo. Acho que poderiam limpar as cidades e deixar tudo arrumado”, relata.

Na escola, alunos podem jogar papéis usados em caixas que ficam nas salas de aula. No começo de cada semana a direção destina o material à reciclagem. Além disso, garrafas PET também são recolhidas pela instituição.
O patrocínio do concurso é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;