Memória Titulo MEMÓRIA
Uma nova igreja para a Vila Guarani
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 45 anos, nesta data, a comunidade da Vila Guarani, em Mauá, assistia e participava da inauguração da nova igreja São Pedro.

A obra não estava pronta. Havia muito a se fazer. Tinha as principais paredes erguidas, em blocos de concreto. E a estrutura pronta para receber o telhado. À frente dos trabalhos, um jovial (e cabeludo) padre Heitor de Carli, que fez história na Diocese.

A inauguração da igreja era mais um motivo para se levantar recursos com os quais as obras teriam sequência. Naquele domingo, 23 de janeiro de 1972, foi realizado um churrasco e um ‘grandioso baile’.

O lado religioso foi marcado pela chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e, também, dos ferroviários, que percorria as estações ferroviárias brasileiras.

Escrevia o Diário: “O templo tem uma área coberta de 500 m² e outra livre de 460. Foi erigido em prazo recorde, graças à colaboração da comissão pró-construção, composta por 22 membros e encabeçada pelo padre Heitor de Carli”.

O recorde ficava por conta dos 22 mil tijolos assentados em pouco mais de dois meses, num trabalho diuturno e ininterrupto desenvolvido por paroquianos como Manoel Pereira, um português então com 74 anos. A reportagem entrevistou o Sr. Manoel: “Já mandei lavar o terno para a inauguração”.

PADRE HEITOR

Ordenado em 1962, padre Heitor de Carli estava na Vila Guarani desde 1970. A reportagem o chamou de padre-construtor, já que participara da construção de igrejas e capelas na Vila Palmares, Juta (Parque Novo Oratório), Jardim Ana Maria e Capuava. Durante dez horas por dia, padre Heitor trocava o rosário pelo martelo, niveladores, formões, tijolos e pás. E citava seus principais colaboradores: além do Sr. Manoel, Geraldo Baretta, Sérgio Aletto e Ítalo Alerte .

Padre Heitor é falecido. Deixou sua marca em várias igrejas. Fez história na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Campestre, e passou por comunidades pobres de Diadema, entre outras cidades.


Diário há 30 anos

Sexta-feira, 23 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 634

Manchete – Gatilho e juros serão maior alvo do novo pacote

Comunicações – Presidente Sarney inaugura DDI ligando Brasil e Cuba.

Santo André – Camilópolis ganha o Centro de Saúde 3.

São Bernardo – Decreto assinado pelo prefeito Aron Galante tomba os primeiros nove monumentos históricos da cidade, em atenção a solicitação e estudos do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Município:

Capela de Santo Antonio, no bairro dos Casa;

Capela de Santa Filomena, no Centro;

Prédio da Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis;

Capela de São Bartolomeu, no Parque Estoril;

Igreja Santa Maria, no bairro Demarchi;

Capela da Boa Viagem, no Centro;

Igreja Presbiteriana Independente, no Centro;

Casa dos Esportes, na Rua Marechal Deodoro;

Casa do Comissário do Café, na Vila Gonçalves.

Música – Raíces de América realiza show em São Bernardo depois de turnê pela Europa: temporada no Teatro Cacilda Becker.

Polícia – Violência causa protesto no Jardim Sapopema, em Eldorado, Diadema.


Em 23 de janeiro de...

1637 – Chega ao Brasil e desembarca em Recife (Pernambuco) o príncipe João Maurício, conde de Nassau-Siegen, nomeado governador civil e militar do Brasil holandês.

1862 – Bento José Rodrigues da Silva concluía a abertura de um carreiro de vários quilômetros entre Mogi das Cruzes até as obras de construção da estrada de ferro, na região serrana de Paranapiacaba – cf. Octaviano Gaiarsa.

1917 – Autoridades de São Bernardo recorrem à Secretaria da Justiça e Segurança Pública contra os embaraços encontrados no transporte de policiais, presos e agentes locais. Uma medida, contestada, dificultava a requisição de passes para o transporte.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a intensificação da campanha naval pelos aliados.
1932 – Inaugurado em São Caetano um rinque de patinação de propriedade da empresa Lorenzini, denominado ‘O meu rinque’.

1977 – Inaugurado o novo Centro Educação Sesi 221, na Rua Itatinga, Parque Jaçatuba, em Santo André. Anteriormente a entidade funcionava no Clube da Rhodia.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 23 de janeiro:

No Rio Grande do Sul, Barão de Cotegipe.

Em Sergipe, Canhoba.

Em Santa Catarina, Major Vieira e Três Barras.

No Amapá, Mazagão.

No Pará, Paragominas.

No Amazonas, Silves.

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;