Política Titulo
Vereador aponta que Oswaldo está fora da lei
Por Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
12/04/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), está fora da lei. É o que aponta o vereador Edgard Grecco (PDT), ao ressaltar que a proposta de emenda 50, daLOM (Lei Orgânica do Município), não tem sido cumprida pelo chefe do Executivo.

A alteração foi proposta ao plenário da Câmara pelo pedetista em março de 2009, e incorporada à legislação dois meses depois, através dos artigos 55-A e 55-B da LOM. A emenda 50 trata do Programa de Metas, que obriga o prefeito eleito a apresentar projeto de lei à Casa, em até 90 dias após sua posse, listando as prioridades de sua gestão, observando, no mínimo, as promessas feitas durante campanha eleitoral.

Oswaldo, que foi empossado antes de a norma entrar em vigor, teve 60 dias para enviar a propositura, período que expirou em julho de 2009. O petista também feriu outros dispositivos da emenda, já que não divulgou semestralmente os indicadores de desempenho relativos à execução dos itens do Programa de Metas nem promoveu debate público sobre o tema.

Diante da inércia, Grecco encaminhou em fevereiro requerimento ao chefe do Executivo cobrando explicações pelo descumprimento da lei. Mas, para surpresa do parlamentar, Oswaldo respondeu o ofício dizendo que, como "não houve a exigência de projeto de lei especificando o Plano de Metas, tínhamos norma abstrata, e não poderíamos nos manifestar diante de tal exigência".

Baseado no retorno, o vereador consultou advogado para saber quais medidas deverá adotar, cogitando encaminhar o caso ao Ministério Público. "O Plano de Metas vem para moralizar e acabar com farsas políticas. Muitas vezes, para conquistar votos, o candidato acaba mentindo, fazendo promessas inexequíveis. Isto é combatido na lei, mas ela não é cumprida", lamenta.

Na resposta ao requerimento, Oswaldo analisa que a emenda "traz ingerência ao Poder Executivo". Diz ainda que não há previsão de encaminhamento de projeto de lei sobre a execução do Plano de Metas, o que virá só após posicionamento da Secretaria de Assuntos Jurídicos quanto à sua legalidade. "Tal norma cria sistema de controle não previsto na Constituição."

Enquanto isso, Grecco aponta que o programa de metas, aliado à Lei da Ficha Limpa e da Lei de Responsabilidade Fiscal, forma trinca poderosa para a obtenção da transparência na política. Pelo projeto, inclusive, foi indicado a receber o prêmio de Boas Práticas Legislativas, na categoria Inovação, em cerimônia realizada em fevereiro, na Assembleia Legislativa.

Em 2007, proposta semelhante à de Grecco passou a vigorar na Capital, através da mobilização popular, encabeçada pelo empresário Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, movimento que participou também da criação da Ficha Limpa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;