Internacional Titulo
ONU pede que rebeldes de Ruanda entreguem as armas para o Congo
Da AFP
12/04/2005 | 18:42
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu aos rebeldes hutus de Ruanda que cumpram com sua palavra e renunciem ao uso da força entregando suas armas à missão de paz da ONU na República Democrática do Congo (Monuc, em sua sigla em inglês).

Em uma declaração lida pelo presidente do Conselho de Segurança, o embaixador da China na ONU, Wang Guangya, também pediu a todos os outros grupos armados na RDC (República Democrática do Congo), que também não depuseram as armas, a renunciar à força e a se unir aos programas de desarme, desmobilização e reintegração.

Os rebeldes das FDLR (Forças Democráticas da Liberação de Ruanda), que reúnem entre oito mil e 15 mil homens, de acordo com estimativas, anunciaram no dia 31 de março em Roma que renunciavam a luta armada e aceitavam voltar para Ruanda.

A presença destes rebeldes na República Democrática do Congo, acusados por Kigali de terem participado ativamente no genocídio ruandês de 1994 (800 mil mortos segundo a ONU), gera tensão entre os dois países vizinhos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;