Setecidades Titulo
Internação de usuários de drogas divide opiniões
Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
12/04/2003 | 18:45
Compartilhar notícia


Internar ou não internar? Associações que tratam de dependentes químicos têm posições opostas, em relação a terapias de recuperação. Para alguns especialistas, o melhor é afastar o usuário do bairro onde ele vive, levando-o para comunidades agrícolas. Outros acreditam que o paciente deve ficar próximo da família e dos amigos.

Para a diretora executiva da Ágape – Núcleo de Apoio à Reintegração Social –, Francisca Gomes de Lira, 41 anos, o melhor tratamento para o usuário de entorpecentes é mantê-lo no lugar onde ele vive, “próximo do traficante e da droga”.

Quando o paciente consegue se afastar do vício, ela tem certeza que houve a recuperação. “Posso recuperar só três de um grupo de dez, mas eu sei que esses três estão realmente recuperados.” Em alguns casos, no entanto, ela assinala, o dependente pode ser retirado do bairro onde mora. A cura completa, Francisca esclarece, não existe. “A pessoa pode ficar 20, 30 anos em abstenção, mas pode recair novamente.”

O pastor Reginaldo Rodrigues de Oliveira, presidente do Gave (Grupo de Recuperação Amor à Vida), pensa diferente. Ele é favorável ao internamento. “O regime é de quartel: o usuário acorda cedo, trabalha, faz as refeições no horário e dorme cedo. É difícil, muito ruim no começo, mas traz benefícios incontestáveis.”

Oliveira é ex-dependente químico e decidiu abrir um centro de recuperação, em Ribeirão Pires, depois que conseguiu controlar o vício. “Fiquei em um centro de internamento e para mim foi extremamente benéfico.”

A Ágape é uma das diversas ONGs (Organizações não-Governamentais) que existem na região voltadas para o tratamento de dependentes de drogas. O termo ágape significa “amor incondicional” em grego.

A sede fica no número 139 da avenida Industrial, em Santo André. Quem entra no prédio tem a impressão de estar em um colégio. Há salas de aula, quadros-negros e funcionárias de avental, com aparência de professoras.

A Ágape existe há 12 anos e oferece 60 vagas para dependentes químicos. O tratamento é gratuito. “A pessoa só nos procura quando perde tudo. Só lhe sobrou a vida”, diz Francisca, que é formada em educação e saúde pública, com pós-graduação em dependência química.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;