Política Titulo
Ao som de Caetano e Gil, PT lamenta atentados em programa na TV
Por Do Diário OnLine
21/09/2001 | 00:08
Compartilhar notícia


O Partido dos Trabalhadores exibiu nesta quinta-feira à noite, durante mais um programa eleitoral gratuito, nova peça publicitária assinada por Duda Mendonça (ex-Maluf). Na propaganda, o PT intercalou críticas ao governo Fernando Henrique e propostas de campanha com menções a dois atentados marcantes ocorridos na semana passada: o terrorismo praticado contra os Estados Unidos e o assassinato do prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT.

As principais personalidades políticas da legenda – o presidente de honra, Luiz Inácio Lula da Silva, os deputados federais Walter Pinheiro (BA) José Genoíno (SP) e Aloísio Mercadante (SP), os governadores Olívio Dutra (RS) e Zeca do PT (MS), a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e a vice-governadora do Rio, Benedita da Silva – dividiram a cena com a estrela da propaganda, a atriz Global Giulia Gam.

Para demonstrar a preocupação do partido com as relações internacionais do Brasil e a situação beligerante em que se encontra o mundo, os petistas se posicionaram contra um conflito encabeçado pelos Estados Unidos. O pedido teve como trilha sonora a canção 'A Paz', de Gilberto Gil. A frase "se prevalecer a tese do olho por olho, acabaremos todos cegos", do pacifista Gandhi, também foi exibida.

A critica ao governo federal teve passagens bem-humoradas. Um homem vestido de terno e gravata – fisicamente semelhante ao ministro da Fazenda, Pedro Malan – discursava em uma paisagem que lembrava o sertão nordestino, abusando nos termos do 'economês', para uma platéia formada por simples lavradores. A cena é fechada pelo slogan "Há o Brasil dos economistas do governo e o Brasil do povo brasileiro". Em outra passagem feliz, o programa criticou a 'maquiagem' dos produtos com crianças entoando um coro de 'dingle bell/acabou o papel' – em referência à diminuição em dez metros que as marcas (líderes de mercado) Santher, Melhoramentos e Klabin Kimberly vinham promovendo em seus rolos de papel higiênico.

O programa foi finalizado ao som de 'Amanhã', interpretado por Caetano Velloso. Lula agradeceu no programa aos dois compositores pela liberação dos direitos de uso das canções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;