Política Titulo
Campanha eleitoral começa hoje
Por Juliana de Sordi Gattone
Diário do Grande ABC
06/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Há mais de um ano os bastidores políticos do Grande ABC fervem à espera desse momento: começa hoje a campanha eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores. E o Diário se compromete a desempenhar papel fundamental durante todo o processo, em defesa do voto consciente, com a experiência de 50 anos de atuação regional.

Foram meses de impasses para a definição do quadro atual, constituído por 27 candidatos às sete prefeituras da região.

Com tantas opções, é indispensável ao 1,7 milhão de eleitores estarem atentos às inúmeras vertentes responsáveis por atribuir aos pleiteantes pontos positivos ou negativos. E a escolha, no dia 5 de outubro, depende fundamentalmente do conhecimento.

Para isso, o Diário coloca-se como instrumento eficaz, confiável, contundente, analítico e imparcial para embasar a escolha segura do eleitor do Grande ABC.

Por meio de uma cobertura inédita, o jornal acompanhará todos os candidatos que disputarão o Poder Executivo por três meses, em tempo integral, levando a informação completa, contextualizada e posicionada para que o eleitor tenha plenas condições de interpretar os fatos. Para isso, fará debates ao vivo pelo DOL (Diário On Line), com a participação popular, e pesquisas fundamentadas na experiência histórica do Instituto Ibope, reconhecido pela qualidade dos resultados.

Além do noticiário de campanha, o jornal desenvolverá cadernos semanais sobre dez dos principais segmentos em todas as cidades. Na próxima terça-feira, será publicado o primeiro raio X dessas áreas nos sete municípios, com o que foi feito (ou não) nas gestões atuais, do ponto de vista das administrações públicos e da sociedade constituída.

Na mesma semana, outra publicação especial, desta feita com os concorrentes à principal cadeira das prefeituras e suas propostas, além de análise de especialistas e da equipe editorial.

MANUAL ELEITORAL - Próximo à data da eleição, o Diário editará uma espécie de manual eleitoral, contendo todas as informações necessárias para o dia da votação. Entre elas, dados dos candidatos a prefeito e a vereador (número de registro, partido e coligação a qual integra), bem como a divisão dos colégios eleitorais. O caderno se proporá a esclarecer as dúvidas mais freqüentes dos eleitores, desde como justificar o voto, como usar a urna eletrônica, os horários, as restrições e os meios para se informar em tempo integral quanto à divulgação dos resultados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;