Economia Titulo
PIB japonês tem expansão anualizada de 2,2% no trimestre até setembro
Por
14/11/2016 | 05:12
Compartilhar notícia


O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 2,2% no trimestre de julho a setembro, segundo dados oficiais. O resultado surpreendeu a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço bem mais modesto, de 0,9%.

O desempenho da economia japonesa marcou o terceiro trimestre consecutivo de expansão, na sequência mais longa desde 2013.

O PIB japonês foi principalmente impulsionado por uma recuperação nas exportações, que cresceram 2% ante o trimestre anterior, com destaque para os embarques de componentes para smartphones, incluindo semicondutores.

Os indicadores domésticos, por outro lado decepcionaram. Tanto os gastos das famílias quanto os investimentos de capital, que juntos respondem por cerca de 70% do PIB, ficaram estagnados na comparação trimestral.

Após a divulgação do PIB, o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, comentou que os números sugerem que a economia japonesa está bastante sólida. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;