Economia Titulo
Empréstimos inadimplentes caem na Espanha
Por
18/04/2013 | 06:26
Compartilhar notícia


O Banco da Espanha disse nesta quinta-feira que o volume de empréstimos inadimplentes mantidos pelos bancos do país caiu em fevereiro, afastando-se ainda mais dos recentes recordes históricos.

Empréstimos inadimplentes situaram-se em uma taxa de 10,4% do crédito total em fevereiro, em comparação com os 10,8% no mês anterior. Isso está bem abaixo do recorde histórico de 11,4% atingido em novembro, pouco antes de vários credores, incluindo o Bankia, iniciarem a transferência de carteiras de crédito de baixa qualidade para o chamado "banco ruim", que foi lançado no mesmo mês. Alguns empréstimos já foram retirados do balanço do banco central em dezembro.

Os empréstimos inadimplentes totalizaram 161,9 bilhões de euros (US$ 212,6 bilhões) em fevereiro, abaixo dos 170,7 bilhões de euros em janeiro, mostraram os dados do banco central. No entanto, isso ainda é 10 vezes maior do que o montante de empréstimos inadimplentes em 2007, pouco antes de a crise da Espanha começar.

A transferência dos empréstimos para o banco ruim também levou a uma queda acentuada na quantidade de empréstimos em circulação no sistema. O total de empréstimos encolheu 12% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior para 1,558 trilhão. A concessão de empréstimos também está caindo porque a economia cortou a demanda por crédito.

Os bancos espanhóis já transferiram mais de 60 bilhões de euros em ativos que perderam valor para o banco ruim. Este foi criado como parte de um acordo para receber cerca de 40 bilhões de euros em ajuda da União Europeia para o setor bancário do país. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;