Automóveis Titulo Tecnologia na partida
'Tanquinho'? Nunca mais!

Novo Polo E-Flex 'aposenta' compartimento de gasolina e traz novo sistema de partida feito junto com a Bosch

Marcelo Monegato
Enviado a Campinas
11/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O proprietário de um carro flexível que nunca esqueceu de colocar gasolina no ‘tanquinho' - aquele sob o capô, lembra? - que atire a primeira pedra. Pensando nesse tipo de motorista e, é claro, na comodidade dos demais, a Volkswagen passa a oferecer o novo Polo 1.6 E-Flex, que tem preço a partir de R$ 47.490. O modelo traz como grande novidade um sistema de partida a frio desenvolvido em parceria com a Bosch, denominado Flex Start, que dispensa a utilização do negligenciado compartimento.

Essa nova tecnologia, que estará futuramente em outros modelos da Volkswagen, opera a partir de uma central eletrônica que começa a atuar quando a chave é virada no contato, pré-aquecendo o combustível após uma rápida análise das condições de operação do propulsor e da temperatura ambiente. Segundo a Bosch, o Flex Start trabalha perfeitamente a temperaturas de até -5°C.

Uma luz no painel fica acesa durante a etapa de aquecimento, que pode durar até 12 segundos em dias com temperatura abaixo de zero. Quando ela se apaga, o motorista pode dar a partida.

Esse aquecimento é mantido após a ignição, proporcionando melhor rendimento já nos primeiros metros de rodagem, eliminando a incômoda sensação de que o carro está com o freio de mão puxado.

Durante a demonstração em Campinas, onde os termômetros marcavam mais de 30°C, a Bosch colocou um Polo E-Flex em uma câmara a uma temperatura de -2°C. O carro pegou sem dificuldades, revelando o bom funcionamento do sistema.

DESIGN E CONFORTO - O E-Flex traz algumas características que o diferencia do resto da família Polo. Por fora, o modelo, comercializado somente na cor preta, apresenta grade do radiador com detalhes cromados e luzes indicadoras nos retrovisores. Internamente, o revestimento dos bancos é feito em tecido exclusivo Spaccer Graffiti Mirage.

Entre os itens de série estão ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas e vidros elétricos. Freios com ABS e air bags, infelizmente, figuram só como opcionais.

Polo E-Flex tem ‘segredinho'

O Polo E-Flex traz outra inovação além do sistema de partida a frio. Visando oferecer mais segurança aos ocupantes, agora, para ligar o carro, é preciso pisar na embreagem.

Estranho? Nem tanto. A tecnologia, que é obrigatória nos EUA, tem a mesma mecânica dos veículos automáticos que, para serem ligados, necessitam que se pise no freio.

Independentemente de o carro estar engatado ou não, antes de girar a chave, o motorista deve pisar na embreagem até o final. Um sensor localizado no fim do curso do penal identifica a posição e autoriza a ignição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;