Diarinho Titulo Tira-dúvidas 2
Tira-dúvidas de 4 de agosto a 15 de setembro
Por Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


NO SISTEMA SOLAR existem, até agora, cinco planetas-anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Mas o número pode aumentar, pois há mais de 100 candidatos esperando para serem estudados pelos cientistas. Para ser considerado planeta-anão, o corpo celeste deve mover-se em torno do sol, ter forma arredondada, não ser o astro mais importante ou maior do que os vizinhos que passam pela mesma órbita (percurso no espaço) e não ser um satélite natural, como a lua. Até agosto de 2006, Ceres era tido como asteroide. É o planeta-anão mais próximo da gente, localizado entre Marte e Júpiter. Os outros ficam depois de Netuno.

OS PEIXES sentem frio, mas não como os mamíferos. O corpo da maioria está programado para se adaptar à variação de temperatura da água, cujo aquecimento e esfriamento ocorrem aos poucos, no decorrer do dia. Assim, o peixe se acostuma com a mudança. Mas se a alteração da temperatura acontecer de repente, pode causar problemas. A espécie morrerá caso esteja habituada a viver em local muito frio e seja transportada para região bem quente. Por isso, os aquários das casas devem ter o termostato, aparelho que mantém a temperatura da água constante e ideal.

O FUTEBOL tem muitos goleiros bons que jogaram em países e épocas diferentes. A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol faz a cada ano uma lista com os melhores. Em 2013, o italiano Buffon ficou em primeiro lugar. Em seguida vieram o espanhol Casillas, o holandês Edwin van der Sar, o dinamarquês Peter Schmeichel, o alemão Oliver Kahn, o tcheco Petr Cech, o paraguaio José Luis Chilavert, o italiano Walter Zenga, o espanhol Andoni Zubizarreta e o brasileiro Taffarel. Mas tiveram outros atletas excepcionais, como Lev Yashin, da antiga União Soviética, e Dino Zoff, da Itália. No Brasil, temos Gilmar, Leão, Raul, Zetti, Barbosa, Marcão, Rogério Ceni, Dida, Júlio César e outros.

NAS PROFISSÕES perigosas há risco de se machucar fisicamente ou psicologicamente. O removedor de explosivos, por exemplo, precisa de cuidado para desarmar bombas. Se algo der errado, pode morrer. Policiais e militares também colocam a vida em perigo, assim como os bombeiros, que enfrentam o fogo para salvar pessoas. O dublê é outro profissional que não tem moleza ao substituir atores em cenas arriscadas. O agricultor e o mineiro podem sofrer danos ao trabalhar com máquinas pesadas e substâncias tóxicas, que provocam doenças.

ENROLAR a língua, deixando-a no formato da letra ‘U’, é possível para a maioria das pessoas (cerca de sete em cada dez). Isso deve acontecer por causa de pequenas diferenças na formação dos músculos que compõem o órgão. Pesquisadores notaram que grande parte dos casais em que o pai e a mãe não possuem a habilidade tem filhos que também não enrolam a língua. Por isso, suspeitaram que ter ou não a capacidade é algo determinado pela genética. Essa ciência estuda os genes, códigos no interior das células (passados de pais para filhos) que definem nossas características, como seremos e como tudo no corpo funcionará. Os genes determinam ainda como os músculos se formam, como é o caso da língua. Enrolar a língua depende de um par de genes chamados ‘T’ e ‘t’. Todo mundo tem dois deles, um recebido do pai e o outro da mãe. Em algumas pessoas o par é ‘TT’, em outras ‘tt’ e nas demais, ‘Tt’. Todos os que estão no primeiro grupo (TT) conseguem fazer a língua em ‘U’. Ninguém do segundo (tt), porém, pode. No terceiro (Tt), varia: a maioria (oito em cada dez pessoas) consegue, mas as demais (duas em cada dez), não.

O ESCURO representa o desconhecido. Em qualquer fase da vida, tudo o que parece misterioso nos causa estranheza e receio. Desde pequenos aprendemos que a claridade é sinal de segurança. Assim, evitamos ou nos sentimos desprotegidos em lugares pouco iluminados. Na infância, parte dos pensamentos também está ligada à fantasia; nem sempre identificamos o que é ou não real. Ao apagar a luz do quarto, não vemos o que tem lá. E é aí que monstros podem surgir no pensamento. Mas eles fazem parte só da imaginação. Temer o escuro é natural.

PARA CONSTRUIR uma casa é preciso ter o terreno apropriado. O arquiteto cria o projeto da residência, e o engenheiro o coloca em prática, calcula materiais necessários para fazer a estrutura e acompanha a obra. A fundação é a etapa em que são feitos buracos no solo, preenchidos com concreto e aço, para dar suporte. Então, é a vez de erguer pilares, vigas (peças horizontais que dão sustentação) e, sobre eles, as lajes. Em grande parte das residências no Brasil as paredes são feitas com tijolos e cimento. Em seguida, são colocadas portas e janelas. Também monta-se o telhado. Depois, vem a instalação elétrica e hidráulica (canos que conduzem água) para que a casa tenha luz, esgoto e outros recursos. Por fim, há o acabamento (pintura, pisos e revestimentos).

    




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;