Diarinho Titulo
Tira-dúvidas de 21 de abril a 28 de julho
Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


BRASÍLIA, ao contrário de outras capitais que o Brasil teve, não foi criada durante a colonização. Embora seja uma cidade jovem (tem 53 anos), a ideia de construí-la vem do século 18, quando o objetivo era mudar a Capital (na época o Rio de Janeiro) para o Centro-Oeste, que era menos povoado e desenvolvido. O projeto só virou realidade quando o presidente Juscelino Kubitschek foi eleito em 1955. Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Oscar Niemeyer (1907-2012) e Lúcio Costa (1902-1998). A transferência oficial da Capital aconteceu em 21 de abril de 1960. Na ocasião, nem todos os edifícios estavam prontos. Apenas entre os anos 1970 e 1980 é que terminaram.

O BANHO do astronauta é bem diferente no espaço. Acontece uma vez por dia e pode ser realizado de duas maneiras. Uma delas com toalhas molhadas ou esponjas umedecidas com sabão especial, que não precisa ser retirado da pele. Outra opção é entrar em grande cilindro de plástico (encontrado na estação espacial) para impedir que a água flutue e se espalhe pelo ambiente. O astronauta se molha com spray de água e usa um aspirador especial para sugá-la do corpo. Para lavar o cabelo, utiliza xampu especial (com aspecto de creme) sem enxágue.

O GATO tem apenas uma vida, que dura, em média, 14 anos. A expressão que diz que o bichano tem sete vidas é considerada superstição. Surgiu a partir de lendas antigas, provavelmente inspiradas pela capacidade de o felino escapar de situações de perigo. Uma das histórias envolvendo o animal, originada na Europa, na Idade Média, é relacionada às bruxas. Acreditava-se que os gatos, principalmente os pretos, possuíam poderes especiais, como muitas vidas. Em países do Hemisfério Norte acredita-se que o felino tenha nove (e não sete) vidas. Esses números têm significado importante em diversas culturas. No Egito Antigo, as nove vidas do gato estavam ligadas aos deuses.

A CANETA esferográfica é composta por peças de plástico e metal. O tubinho com tinta é feito de polipropileno, plástico que suporta substâncias químicas. Por ser sensível ao calor, é aquecido e moldado até formar o tubo. Em outra máquina, a tinta é injetada dentro dele. O corpo da caneta é feito de plástico resistente. Já as tampinhas são fabricadas com poliestireno, outro plástico flexível e fácil de colorir. Esses materiais também são aquecidos e moldados até ficarem com o formato desejado. Tem ainda a esfera (bolinha que fica na ponta) de metal, que passa por máquina para ficar perfeitamente redonda. Depois de pronta, é colocada dentro da pontinha da caneta. Por causa da esfera o produto leva o nome de esferográfica.

A CIDADE mais antiga do mundo que ainda existe é Jericó, na Palestina (Oriente Médio). Fundada há cerca de 8.000 anos, tinha entre 2.000 e 6.000 habitantes na Antiguidade. Hoje, possui mais de 20 mil. Ao longo do tempo, a região passou por guerras e disputas de terras, servindo de morada para diferentes povos.

O MORCEGO é o único mamífero voador. Tem membrana elástica e fina que liga o tronco aos dedos (cinco em cada mão), possibilitando o voo. Acredita-se que a característica tenha surgido ao longo de muito tempo, permitindo a exploração de mais tipos de alimentos (insetos e frutos) e a fuga de predadores. Também tornou-se animal de hábito noturno para não disputar espaço com as aves de dia.

A PRIMEIRA rede social conhecida é o ClassMates (colegas, em inglês). Foi criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da escola e faculdade. O serviço era pago; fez sucesso nos Estados Unidos e Canadá. Em 1997 surgiu o Six Degrees, de Andrew Weinreich, parecido com as redes sociais de hoje. Nos anos seguintes vieram o Friendster (2002), MySpace (2003) e o LinkedIn (2003).

A NUVEM é formada por milhões de minúsculas gotas de água agrupadas na forma líquida ou de cristais de gelo. A atmosfera é composta por vários gases, além de vapor que vem da evaporação dos mares, rios, lagos e florestas. Para a nuvem se originar, o vapor (que está quente) sobe até o alto da atmosfera e encontra o ar bem frio. Então, vira gotinhas ou cristais de gelo, que se unem a partículas de poeira, fumaça, pólen e outras substâncias. Assim, surge a nuvem.

O COPO de cristal pode quebrar com grito bem forte, desde que o som alcance a altura de um alto-falante com cerca de 110 decibéis (unidade que mede a intensidade do som). Mas atingir essa potência vocal é muito difícil. Além disso, é preciso achar a nota certa que fará o copo vibrar. Com ela e a potência necessária, o objeto pode quebrar. Isso ocorre porque as ondas sonoras agitam as moléculas do copo. Então, ele vibra. Dependendo da potência e duração do som, o tremor é tão intenso que faz o cristal se despedaçar.

A FEDERAÇÃO Internacional de Cinologia reconhece cerca de 350 raças caninas no mundo. Mas sempre podem surgir outras, que só serão oficializadas se seguirem regras. Os cães surgiram com a domesticação dos lobos há milhares de anos. Acredita-se que as primeiras raças, porém, apareceram há 300 anos. Não se sabe como muitas foram criadas, mas todas nasceram porque o homem separou cães com determinadas características e os fez reproduzir. Os filhotes herdavam os mesmos traços e comportamento. O objetivo, no início, era fazer com que os animais atendessem às necessidades humanas, como caçar roedores e puxar trenós.

ANIMAIS pequenos, em geral, não são mais velozes do que os grandes. Mas há espécies menores (como ratos e coelhos) rápidas e ágeis o bastante para fugir dos predadores. Na natureza, o campeão de velocidade é o guepardo, também chamado de chita. É o animal terrestre mais veloz, atingindo até 115 km/h em curta distância. No ar, porém, ninguém supera o falcão-peregrino, que chega a 320 km/h ao mergulhar do céu em direção à superfície.

O NÚMERO exato de galáxias ainda não é conhecido pelos cientistas, pois o universo não foi completamente desvendado e estudado. Calcula-se que existam bilhões de galáxias visíveis espalhadas pelo espaço. E cada uma pode ter centenas de bilhões de estrelas. Além delas, a galáxia pode ser formada por diferentes corpos celestes e astros (como planetas, satélites, cometas e asteroides), nuvens de gás, poeira e de moléculas de hidrogênio. A galáxia em que o Sistema Solar se encontra é chamada Via Láctea. Acredita-se que tenha surgido entre 10 bilhões e 13 bilhões de anos.

ALBERTO Santos Dumont é o brasileiro conhecido como Pai da Aviação. Ganhou esse título porque construiu o 14-Bis, primeira aeronave com motor e hélice que voou na França, em 23 de outubro de 1906. Nasceu na fazenda dos pais, onde hoje é a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873. Desde a infância, gostava de Matemática e de aprender sobre máquinas. Estudou mecânica, eletricidade, Química e Física. Em 1892, mudou-se para a França. Seis anos depois, construiu o dirigível, balão que voava mais rápido e podia ser controlado. Com o tempo, fez outros inventos e venceu competições de voos. Morreu aos 59 anos, em 1932.

OS RINS filtram o excesso de resíduos do sangue, como ureia, minerais e sais de cálcio (que vêm dos ossos) e os juntam à água. A mistura vira a urina. Quando há mais substâncias sólidas (retiradas do sangue) do que água, elas não se dissolvem completamente. Aos poucos, as partículas se unem até virar as pedras nos rins (também chamadas cálculo renal). Podem ficar pequenas ou, com o tempo, crescer. As menores podem fazer o caminho do xixi e ser eliminadas. Outras, permanecem nos órgãos. Neste caso, tem de fazer cirurgia para retirá-las ou quebrá-las em pedaços minúsculos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;