Política Titulo Em São Caetano
Pinheiro chefiará campanha de Luiz Fernando em S.Caetano

Presidente do Tigre afirma que prefeito se colocou à disposição para coordenar projeto à Assembleia

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
21/12/2013 | 07:56
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), afirmou que o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), será o coordenador de sua campanha a deputado estadual no território são-caetanense. Segundo o petista, o próprio chefe do Executivo se colocou à disposição para exercer a função após reunião em que também participaram a assessora especial do Palácio da Cerâmica, Gica Pinheiro (PMDB), e o vereador Pio Mielo (PT).

“Ele (Pinheiro) disse que sou um dos pré-candidatos prioritários dele e que vai coordenar (a campanha na cidade)”, revelou o petista, que também é um dos nomes projetados pelo PT para obter alta votação no Estado.

Prova dessa estimativa são as alianças costuradas por Luiz Fernando na região. Ele já tem fidelizadas adesões de grupos em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. “Essa candidatura se configura como regional, sai muito forte do Grande ABC. O futebol também me ajuda no Interior”, salientou o mandatário do Tigre.

Militante do PT nas décadas de 1980 e 1990, Luiz Fernando se filiou novamente ao partido em julho. Ele atuou como vereador na cidade de Casa Branca, no Interior, entre 1989 e 1992, mas se desligou do partido alguns anos após terminar o mandato. Atendendo ao pedido do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), vai pleitear assento na Assembleia Legislativa.

O dirigente esportivo terá de dividir votos, em São Bernardo, com outros dois correligionários: a já deputada estadual Ana do Carmo, que buscará reeleição, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba. “A cidade tem condições de eleger três deputados estaduais”, afirmou Luiz Fernando, avaliando não haver concorrência interna pelos sufrágios.

Apesar de fazer projeções políticas para 2014, o pré-candidato a deputado estadual despistou sobre 2016, quando Marinho terá de escolher seu postulante à sucessão. Ele é um dos políticos colocados como possíveis candidatos à Prefeitura de São Bernardo. “Meu nome não está à disposição e a decisão sobre o candidato que tentará a sucessão do Marinho será anunciada por ele, talvez em 2015.”

BANDEIRAS

O petista garantiu que levará às ruas discurso do fortalecimento regional. “O Grande ABC é uma das principais regiões econômicas do Brasil, mas sua representatividade política vem de forma incipiente. Quero trabalhar para atrair investimentos à região”, declarou, comentando também que vai explorar sua atuação no segmento esportivo para ampliar sua visibilidade política, principalmente sua atuação do projeto Tigrinho, que desenvolve ações por meio do esporte.

Petista defende nome de Reali a federal

O pré-candidato a deputado estadual Luiz Fernando Teixeira é mais um petista que defende a candidatura do ex-prefeito de Diadema Mário Reali a parlamentar federal. Recentemente, o chefe do Executivo são-bernardense, Luiz Marinho, também defendeu o nome de Reali para pleitear assento na Câmara dos Deputados.

“Esse é o melhor caminho para ele e para a nossa região. Tínhamos um deputado federal em Diadema (José de Filippi Júnior), que foi convocado para atuar na Capital (na Pasta da Saúde, no governo de Fernando Haddad)”, lembrou o petista.

Em princípio, Reali cogitava se lançar como candidato a deputado estadual, mas encontrou resistência dentro do PT por causa do desgaste causado pela derrota para Lauro Michels (PV), na disputa pela reeleição no Paço.

Nem mesmo a vitória na disputa pela presidência do PT diademense lhe deu fôlego no projeto eleitoral à Assembleia. Por isso, Reali deve mesmo ficar com a tarefa de ocupar a vaga que era de Filippi em Brasília.

Reali admitiu que “é possível” haver candidato de Diadema à Câmara dos Deputados, mas pontuou que essa discussão precisa levar o cenário eleitoral do Grande ABC e também da Capital.

Lançar Reali como candidato a deputado federal faz parte da estratégia do PT para ter quadros para o postos em cidades estratégicas da região. A executiva estadual acredita haver espaço para mais um nome na briga por vaga na Câmara dos Deputados, até como forma de aproveitar as diversas candidaturas a deputado estadual pelo Grande ABC.

Por enquanto, três petistas estão colocados na corrida eleitoral para deputado estadual: Vanderlei Siraque, que tentará reeleição por Santo André, Vicente Paulo da Silva, que também buscará renovar o mandato por São Bernardo, e Helcio Silva, recém-empossado parlamentar federal por Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;