D+ Titulo Estilo de vida
Como é ser vegetariano?

Jovens contam como mantêm estilo de
vida comendo o que querem e gostam

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
15/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Lorenzo Capelli, 18 anos, de São Bernardo (foto abaixo), nunca comeu carne. Por ter pais vegetarianos foi criado sem o alimento. “Nunca nem senti vontade de experimentar. O cheiro de churrasco até incomoda.” Na infância, quando ia às festas, os pais costumavam avisar o anfitrião sobre a restrição. “Às vezes, ofereciam salada. Muitos não entendem que não comemos só isso.”

Quem adota o estilo de vida – seja por razões ecológicas, religiosas ou filosóficas – não vive só de verduras e legumes. “Cereais, hortaliças, frutas, grãos e sementes também fazem parte da alimentação que, assim como a de qualquer outra pessoa, deve ser equilibrada e variada”, explica a nutricionista Camila Mendes de Abreu, especialista em adolescência pela Unifesp.

Há um ano, quando Janes Rodrigues, 18, de Diadema, virou vegetariana, comia muita massa, arroz e batata. “Foi difícil porque, além de tirar até o peixe, não gostava de legumes e salada. Aos poucos, deixei minha refeição saudável. A decisão de preservar a natureza prevaleceu”, conta a garota, que faz técnico em Meio Ambiente. “Agora não faltam salada, legumes e carne de soja e, como moro sozinha, faço o que gosto.” Mais do que cuidar da própria comida, na opinião de Lorenzo, o vegetariano se diferencia por buscar informações sobre a origem dos alimentos. “Olho rótulos e não uso produtos testados em animais. Também não compro nada de couro.”

É UM PROCESSO
Está a fim de virar vegetariano? Vá com calma! Antes de parar de comer carne, consulte um médico. Lorenzo e Janes fazem exames regularmente, já que, na adolescência, o desenvolvimento exige mais atenção. “O ferro da carne é fundamental, assim como cálcio e as vitaminas C e B12, por exemplo. É necessário inserir alimentos para suprir as carências. Além disso, não pode exagerar nos carboidratos e guloseimas”, explica Marcelo Iampolsky, professor de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC.

 

É questão de escolha – Como é ser o único da família e entre os amigos a não curtir carne? Gustavo Mattiuz, 18 anos, de São Bernardo, sabe bem. Ele foi criado comendo peixe de vez em quando. “Até os 10 anos, as pessoas diziam que era novo para ser vegetariano, mas hoje tem gente que apoia o meu estilo de vida.” Ao sair com amigos e a namorada, escolhem restaurantes para todos os gostos. “Nunca tive problema. Me respeitam.”

Há cinco anos, Beatriz de Souza, 17, de São Bernardo, decidiu parar de comer carne após ver vídeos no YouTube. A decisão foi reforçada por causa do pai, que cria animais. “Na época, ele concordou, mas disse que precisava ingerir algum tipo de carne porque estava em fase de crescimento. Escolhi o peixe, que como só três vezes por mês.”

Beatriz acha que é complicado as pessoas aceitarem o vegetariano, porque comer carne faz parte da cultura brasileira. “Está presente em tudo, mas me sinto leve sem ela. Quando comia, tinha sensação de estar cheia e satisfeita muito rápido. Hoje me sinto melhor.”

Para o nutrólogo Eric Slywitch, diretor do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira, o importante é não passar fome. “Precisa ter os mesmos cuidados como qualquer outra alimentação.” Ele lembra que evitar muita carne pode reduzir doenças crônicas e obesidade.

 

Informação facilita a vida do vegano - Camila Hardt, 17 anos, de São Paulo, é vegana há dois anos. Além da carne, ela não ingere ovos, leite e derivados nem usa couro e produtos testados em animais. “Fui cortando os alimentos aos poucos. Antes comia muita carne, mas aprendi a degustar outras coisas. Hoje tem muitas opções no mercado, além de receitas para variar as refeições. Tudo está na internet.”

Na época, a garota procurou endocrinologista para fazer um checkup. “Queria ter certeza de que não tinha carência de nutrientes.” Camila se considera muito mais saudável hoje. Para ela, força de vontade é essencial na mudança. “Meus pais sempre me apoiaram, mas precisa ter certeza do que quer, independentemente da opinião dos outros.”

Os cuidados do vegano devem ser os mesmos de quem tem alergia à proteína do leite de vaca. “Precisa comer alimentos ricos em cálcio, como couve, agrião e tofu”, aconselha o nutrólogo Eric Slywitch.

Maria Luiza Santana de Meneses, 16, de Mauá, pretende se tornar vegana um dia. “Aos poucos, vou tentar tirar o leite e seus derivados.” Ela é a única vegetariana em casa e está feliz por ajudar os pais e irmãos a comerem mais alimentos saudáveis. Mesmo assim, sabe que há preconceito. “As pessoas precisam respeitar as decisões das outras.”

 

O que é mito?
> Adolescente precisa comer carne? – Não necessariamente. O alimento é fonte de ferro e vitaminas. No entanto, esses nutrientes também são encontrados nos grãos. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, sete colheres de sopa de feijão cozido (ou outro grão) substituem 100 gramas de carne.

> Vegetariano é mais magro? – Depende de como são as refeições. Não adianta cortar proteína animal se consumir carboidratos e guloseimas em excesso. Desse jeito, vai engordar.

> Precisa tomar suplementação? – A vitamina B12 é o único nutriente que realmente pode estar ausente na dieta vegetariana, porque está presente em carne, queijos e ovos. Mas é preciso passar por avaliação médica para saber se tem deficiência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;