Política Titulo De olho em 2014
Marinho esquiva, mas
ganha força no Estado

Prefeito de S.Bernardo nega, mas ida de Frank
ao PMDB encorpa tese do petista como candidato

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
17/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A iminente migração do vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, do PTB para o PMDB reforçou as especulações sobre o prefeito Luiz Marinho (PT) ser candidato petista ao governo do Estado, embora o atual chefe do Executivo são-bernardense continue se esquivando ao avaliar seu potencial para encabeçar o projeto do partido para conquistar o Palácio dos Bandeirantes pela primeira vez na história.

Marinho se tornou favorito para liderar a empreitada depois que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), declarou publicamente não ser novamente candidato da sigla ao governo estadual. Além do prefeito de São Bernardo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também é cotado. "Não vejo desta forma. Isso (ida de Frank para o PMDB) nada muda", disse Marinho.

Nos bastidores, intensificou a teoria da candidatura do petista de São Bernardo. O PMDB é o principal aliado da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e é cortejado pelos principais líderes do petismo para uma parceria em São Paulo. O PTB, por sua vez, mostra alinhamento com a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o que poderia causar saia justa a Marinho caso ele seja de fato candidato e coloque um petebista para administrar São Bernardo durante o período eleitoral.

Para o prefeito de São Bernardo, a mudança partidária do Cãozinho dos Teclados pouco interfere nas amarrações para 2014 no cenário eleitoral paulista. "O PMDB trabalha com uma lógica de eventual candidatura própria ao governo do Estado", discorreu Marinho. Os peemedebistas cogitam apostar no deputado federal Gabriel Chalita ou no presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, para sucessão de Alckmin. "Mas pode ocorrer o que aconteceu na eleição do (prefeito da Capital pelo PT Fernando) Haddad, quando o PMDB lançou candidato a prefeito (Chalita) e apoiou o PT no segundo turno", emendou Marinho.

O chefe do Executivo são-bernardense negou interferência na escolha partidária de Frank, a despeito dos comentários nos bastidores de que ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham agido diretamente para a migração de legendas já traçando estratégia para o ano que vem. "Ele está refletindo sobre o futuro. Se optar pelo PMDB tenho certeza que será acolhido de braços abertos, assim como outro partido que possa ser pensado por ele."

Frank acertou a saída do PTB na terça-feira com o presidente estadual da legenda, Campos Machado. Filiado à sigla desde 2005, decidiu deixar o partido para garantir o apoio de Marinho e do PT em sua candidatura a deputado federal em 2014. Ele não quis ter a imagem atrelada a um partido ligado ao PSDB.

O primeiro passo já foi dado por Frank, já que Marinho anunciou que apoiará a empreitada do vice. O artista foi eleito deputado federal em 2006, com 144.797 votos. A boa votação o credenciou a ser companheiro de chapa de Marinho, com a bênção de Lula. Porém, o cantor não se reelegeu para o Congresso Nacional em 2010, quando obteve 46.154 votos.

Peemedebistas querem dobrada com Tunico

Dirigentes do PMDB de São Bernardo já preparam uma dobrada para incrementar o projeto de candidatura federal do vice-prefeito Frank Aguiar. Peemedebistas da cidade defendem que o Cãozinho dos Teclados se alinhe com Tunico Vieira, ex-vereador e atual secretário de Relações Internacionais do município, que tende a buscar assento na Assembleia Legislativa.

O eventual cenário dificultaria a candidatura do vereador Gilberto França à Câmara dos Deputados. No mês passado, a convite da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), França anunciou vontade de concorrer a uma cadeira no Congresso Nacional, em parceria com Vanessa, que é coordenadora regional do partido.

Embora o acordo com Frank esteja próximo de ser selado, a direção municipal desconversa sobre a filiação do artista.

"Fiquei sabendo da saída dele (do PTB) pelo Diário. Não o procuramos nem ele nos procurou", disse o presidente do diretório peemedebista local, Vanderlei Jueli. O dirigente, no entanto, escancarou as portas para a vinda de Frank. "Para nós seria uma honra contar com ele nos nossos quadros."

O principal motivo da saída de Frank do PTB é garantir palanque do PT em sua empreitada para retornar à Câmara dos Deputados. Jueli também se esquivou sobre a possível parceria política entre Frank e Tunico. "Oficialmente a única definição que nós temos é da candidatura do Tunico a deputado estadual, com aval das executivas estadual e nacional do partido."

Contar o cantor seria uma forma de reforçar o PMDB em São Bernardo. Após a tentativa frustrada de bancar Tunico Vieira como vice na chapa do prefeito Luiz Marinho (PT) no projeto de reeleição em 2012, a sigla elegeu apenas Gilberto França como representante na Câmara municipal.

Tunico não disputou a reeleição no Legislativo, entretanto foi agraciado com o posto de secretário de Relações Internacionais no governo Marinho, cargo que já havia ocupado entre 2007 e 2008 na gestão do ex-prefeito William Dib (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;