Esportes Titulo
Meta do Azulão é apagar imagens da pior temporada de sua história
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
18/12/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


“Riscar 2005 do mapa”, “Um próximo ano bem diferente”, “Evitar erros nas contratações” e “Reviver os bons tempos”. Os trechos das frases são do presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, que espera recolocar o clube no caminho em 2006. Eliminação para o modesto Treze-PB na Copa do Brasil e o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro fizeram de 2005 o pior ano da história do Azulão.

Mais de 40 jogadores no elenco e a constante troca de treinadores – cinco, no total – são os principais fatores apontados pela diretoria para um desempenho bem abaixo dos anos anteriores. Passado que rendeu o título paulista (2004) e três vices-campeonatos (nacionais de 2000 e 2001, além da Libertadores da América de 2002). “As contratações não renderam o esperado. Com isso, tivemos de demitir técnicos e o desempenho foi fraco”, explicou Nairo.

O primeiro campeonato disputado em 2005 foi o Paulista. Sob o comando de Zetti, a equipe também corria atrás do título da Copa do Brasil. A eliminação para o Treze-PB no torneio nacional foi a gota d’água para a diretoria, que demitiu o treinador. Estevam Soares chegou ao Grande ABC, terminou o Estadual em quinto lugar e conseguiu a vaga para a Copa do Brasil de 2006. Após desentendimentos com parte do elenco, deixou a equipe durante o Campeonato Brasileiro.

Levir Culpi foi o terceiro técnico. Teve um desempenho ruim, com a queda na tabela, o que culminou com sua saída. Desesperada, a diretoria voltou ao passado e repatriou Jair Picerni, técnico com maior história dentro do clube. Não deu certo. Com cinco rodadas para o final do Brasileirão, Cuca assumiu e evitou na última rodada, com uma vitória sobre o Cruzeiro (3 a 1), o rebaixamento para a Segundona. “Essa troca de técnicos foi um absurdo”, concordou Nairo.

Cuca esperava a renovação de seu contrato, mas foi surpreendido. A diretoria do São Caetano trouxe Nelsinho Baptista, anunciado nessa quarta-feira como o técnico para a temporada de 2006. “O Nelsinho é um treinador com experiência, que já teve sucessos em outras equipes e pode transformar o São Caetano numa equipe competitiva”, explicou Nairo.

Ambições – O São Caetano terá três competições no calendário 2006. Campeonato Paulista e Copa do Brasil no primeiro semestre, além do Brasileirão, a partir de abril. Priorizar um dos torneio não passa pela cabeça de Nelsinho Baptista. “Isso não existe. A equipe precisa ter atenção em todas elas”, afirmou o treinador. Mas, se depender do presidente, um título da Copa do Brasil seria bem interessante. “É o caminho mais perto para voltarmos à Libertadores”, disse.

A reapresentação do São Caetano está marcada para o dia 2 de janeiro. Nos dois dias seguintes, o departamento médico e de fisiologia vão aplicar testes no atletas. Depois, a equipe segue para Pouso Alegre (MG) para uma pré-temporada. “Serão cinco dias de preparação. É um tempo curto. A equipe estréia no dia 11 (contra o Rio Branco, pelo Paulistão) e precisa estar pronta. Acho que o time vai pegar o ritmo por volta da sexta rodada da competição”, prevê o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;