Internacional Titulo
Rússia critica de novo o escudo antimísseis dos EUA na Europa
Da AFP
15/12/2007 | 13:21
Compartilhar notícia


A Rússia voltou a atacar neste sábado os Estados ocidentais e criticou o FCE (Tratado sobre as Forças Convencionais na Europa), exatamente três dias depois de tê-lo abandonado. O país ainda destacou sua decepção em relação às discussões sobre o escudo antimísseis dos Estados Unidos na Europa.

O governo russo lançou uma nova salva de críticas contra os ocidentais, acusando-os de instrumentalizar contra ela o FCE e advertindo que poderá haver uma resposta em caso do lançamento de um míssil interceptador dos EUA a partir da Polônia.

O chefe do Estado-Maior russo, general Yuri Baluyevski, acusou, em coletiva de imprensa transmitida pela TV, os Estados ocidentais de se aproveitarem desse Tratado simbólico do fim da Guerra Fria para fins políticos contra a Rússia.

Ele também advertiu que o plano de instalar mísseis americanos de interceptação na Polônia poderá desencadear uma resposta por parte da Rússia se esses mísseis forem usados. “Falamos do risco de que haja uma resposta em represália que seria desencadeada pela errônea decisão de um disparo de mísseis de interceptação, afirmou.

O general russo explicou que é possível que as forças armadas confundam tal míssil de interceptação com um míssil balístico dirigido contra a Rússia.

Os Estados Unidos querem instalar uma estação radar na República Tcheca e interceptores de mísseis na Polônia até 2012, pois consideram que isso é necessário para deter uma eventual ameaça iraniana.

A Rússia se opõe e considera as instalações antimísseis como uma ameaça direta em sua vizinhança.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;