Economia Titulo
Bolsas começam bem o segundo trimestre
02/04/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Depois de um início de ano fraco, quando acumulou perdas de quase 4% até março, o segundo trimestre não poderia ter início mais promissor do que o registrado ontem nas Bolsas. Em sintonia com o mercado acionário norte-americano, a Bovespa retomou o patamar de 62 mil pontos, numa recuperação generalizada dos papéis em decorrência da redução da aversão a risco.


À tarde, Vale ajudou a ampliar os ganhos do Ibovespa depois que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um financiamento bilionário à mineradora, com prazo de cinco anos (mais informações na página 6).


O Ibovespa subiu 2,96% ontem, para 62.774,8 pontos, maior pontuação desde 6 de março (62.974,6 pontos). Oscilou entre a mínima de 60.965 pontos (estabilidade) à máxima de 62.788 pontos (+2,98%). Com o desempenho, as perdas acumuladas em 2008 foram reduzidas a 1,74%.


A alta generalizada nos papéis ocorreu por causa de um esforço de leitura dos investidores. Apesar de dois grandes bancos – UBS e Deutsche Bank – terem anunciado baixas contábeis consideráveis (respectivamente de US$ 19 bilhões e US$ 3,9 bilhões), a análise foi a de que o reconhecimento pode ser um sinal de que o fim da crise está bem perto.


Com o noticiário favorável e com os indicadores igualmente bons divulgados hoje, o Dow Jones também mostrou disposição em tentar apagar o trimestre sombrio. O principal índice da bolsa norte-americana subiu 3,19% e o Nasdaq, 3,67%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;