Internacional Titulo
Belgrado acusa Otan de criar 'grave situaçao humanitária'
Do Diário do Grande ABC
24/04/1999 | 12:42
Compartilhar notícia


A dirigência iugoslava, reunida neste sábado em torno do presidente Slobodan Milosevic, acusou a Otan de ter criado com seus bombardeios uma "grave situaçao humanitária em Kosovo".

"Os bombardeios incessantes por parte da Otan em cidades e povoados provocam uma grave situaçao humanitária em Kosovo", o que leva seus habitantes a "abandonar maciçamente seus lares, independente de sua etnia e religiao", declararam os dirigentes iugoslavos em um comunicado difundido pela agência Tanjug.

"Inúmeros representantes de organizaçoes humanitárias, inclusive o CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e o Acnur (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados) abandonaram essa regiao, fugindo das bombas, o que torna difícil a organizaçao de uma ajuda aos refugiados", segundo o comunicado.

Enquanto isso, o presidente do CIRV, Cornelio Sommaruga, viajou neste sábado para Belgrado, onde vai se reunir, na próxima segunda-feira, com o presidente Milosevic para debater a possibilidade da Cruz Vermelha se reunir com os três soldados norte-americanos presos há quase um mês na Iugoslávia, assim como uma volta do CICV à Kosovo, indicou um porta-voz em Genebra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;