D+ Titulo
Saboreie o chantilly
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
20/04/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Ele combina com doces, frutas e até mesmo com salgados. O creme de chantilly, que pode ser feito em casa ou comprado pronto, é um curinga e tanto na elaboração de sobremesas, por dar um sabor especial. Entre os principais ‘parceiros’ estão o morango, o sorvete e o café.

A culinarista Edivânia Reis, de Santo André, especialista em sobremesas, diz que costuma utilizar a iguaria em quase todos os pratos que prepara, principalmente os que incluem frutas e chocolate. “O que mais me chama atenção é a cremosidade”, explica.

Sua dica de receita para a sobremesa é a junção de 500 ml de creme de leite fresco – sempre gelado – com duas colheres (sopa) de açúcar. “Quando começar a ficar cremoso, tem de prestar atenção no momento certo de desligar, para que ele não vire uma manteiga.” O doce deve ser batido, segundo a profissional, em no máximo quatro minutos.

A culinarista diz, no entanto, que as misturas vendidas prontas também têm qualidade. “Mas qualquer que seja a receita, o ideal é prepará-la e conservar por, no máximo, três dias na geladeira.”

Uma dica da especialista é aromatizar o creme com produtos à base de baunilha e abacaxi, além de acrescentar chocolate em pó ou derretido.

Calorias - A nutricionista Alessandra Nunes, de Santo André, alerta para as calorias presentes no creme. Segundo ela, uma colher de sopa tem 90 calorias. “Mas tudo dentro da nutrição é moderação. Se consumido uma vez por semana não tem problema.”

A gordura presente no chantilly, segundo a profissional, é a saturada, responsável por problemas cardiovasculares. Para não ter esse tipo de preocupação, ela recomenda a versão menos calórica, feita com creme de leite light e açúcar light.

Receitas

Tâmara Frita com Chantilly e Amendoim Caramelizado
(250 mil Menus com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: Amendoim caramelizado – 150 g de amendoim; 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado; 1 colher (chá) de fermento em pó. Chantilly – 1 xícara (chá) de creme de leite fresco; 1 colher (sopa) de açúcar refinado. Tâmara frita – 16 tâmaras grandes; 1/2 xícara (chá) de azeite.
Modo de fazer: Amendoim – Coloque em uma panela o amendoim, o açúcar, o fermento e 4 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, por 12 minutos ou até a mistura ficar açucarada. Retire do fogo e reserve. Chantilly – Coloque o creme de leite na tigela da batedeira. Bata em velocidade máxima por 3 minutos ou até obter picos firmes. No final do procedimento, incorpore o açúcar. Reserve. Tâmara frita – Tire os caroços das tâmaras, partindo-as ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, frite-as no azeite de oliva bem quente. Ao ficarem crocantes, retire as tâmaras com uma escumadeira e coloque sobre a toalha de papel. Montagem – Arrume as tâmaras nos pratos, disponha o chantilly e espalhe o amendoim caramelizado.

Chantilly com Chocolate (Larousse das Sobremesas)
Rendimento: 500 g de creme
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Sim
Ingredientes: 110 g de chocolate amargo; 60 ml de leite integral fresco; 300 ml de creme de leite; 25 g de açúcar.
Modo de preparo: Pique ou raspe o chocolate e deixe-o derreter em banho-maria. Em uma panelinha, ferva o leite, depois derrame sobre o chocolate derretido e mexa bem. Deixe amornar a mistura. Bata o creme de leite com o açúcar, depois incorpore delicadamente o chocolate. Deixe o creme repousar durante 8 horas na geladeira, depois bata novamente.

Granita com Café e Chantilly
(Larousse da Cozinha Italiana)
Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Sim
Ingredientes: 700 ml de café bem forte; 90 g de açúcar; 300 ml de água; 150 ml de creme de leite fresco;  1 colher (sopa) bem cheia de açúcar de confeiteiro.
Modo de preparo: Faça uma calda, fervendo o açúcar e a água por alguns minutos. Derrame em um recipiente de plástico ou de inox, com o café, e deixe esfriar. Leve ao congelador por uma hora e meia. Raspe o gelo com um garfo. Congele por mais 2 horas e meia. Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro (o chantilly não deve ser muito denso). Granita – Faça a calda com 100 g de açúcar e 750 ml de água. Deixe esfriar antes de adicionar 250 ml de suco de limão. Opção: Granita de pêssego – Faça a calda com 100 g de açúcar e 500 ml de água. Deixe esfriar antes de adicionar 100 ml de suco de limão e 250 ml de pêssegos batidos e peneirados. Sirva a granita em copos grandes e decore com creme chantilly.

Doce de Tomate com Chantilly de Hortelã
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 kg de tomate maduro; 500 g de açúcar, 300 g de creme de leite; 10 g de folha de hortelã; 500 ml de água.
Modo de preparo: Lave os tomates em água corrente e cozinhe em meio litro de água durante 20 minutos. Retire a casca e as sementes, em seguida passe a polpa no liqüidificador e coe em uma peneira fina. Volte ao fogo médio com o açúcar durante 20 minutos. Mexa. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata o creme de leite no liqüidificador com as folhas de hortelã sem o talo. Monte o doce em um recipiente e coloque o chantilly sobre ele. Decore com folhas de hortelã. Sirva gelado.

Musse de Palmito
(culinarista Edivânia Reis)
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos mais
8 horas de refrigeração
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 envelope de gelatina sem sabor; 3 colheres (sopa) de água; 2 xícaras (chá) de palmito picado; 200 ml de creme de leite; 1/2 xícara (chá) de salsinha picada; 150 ml de creme de leite fresco batido; sal a gosto.
Modo de preparo: Bata no liqüidificador o creme de leite; 1 xícara de palmito e a gelatina hidratada na água. Coloque esta mistura em uma tigela e acrescente a outra xícara de palmito a salsinha o sal se necessário e o creme de leite fresco batido. Mexa lentamente e coloque em uma fôrma de furo central untada com óleo. Deixe gelar por 8 horas.

Merengue de Morango
(culinarista Edivânia Reis)
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 2 caixas de morango; 300 g de suspiro; 200 g de chocolate meio amargo picado; 500 ml de creme de leite fresco batido ao ponto de chantilly.
Modo de preparo: Em uma bandeja redonda coloque uma camada de suspiro, chantilly, chocolate picado e o morango cortado ao meio. Coloque uma camada de chantilly e repita o procedimento. Finalize decorando com morangos inteiros.

Banana Split
(www.panelinha.com.br)
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 2 bananas-nanicas; 6 bolas de sorvete (dos sabores de sua preferência); 1 xícara (chá) de creme de leite fresco; 4 cerejas em calda; 2 colheres (sopa) de castanha-de-caju picada; calda de chocolate a gosto. Calda – 1 xícara (chá) de água;  1 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de xarope de milho.
Modo de preparo: Na batedeira, bata o creme de leite até ficar em ponto de creme chantilly (cuidado para não bater demais). Reserve.
Descasque as bananas. Com uma faquinha, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento. Coloque duas metades de banana em uma taça própria (se não tiver a taça, use um prato). Repita o procedimento com a outra banana. Distribua três bolas de sorvete sobre cada uma delas. Com uma colher, distribua o creme chantilly entre as bolas de sorvete. Decore cada porção com duas cerejas, 1 colher (sopa) de castanha-de-caju e calda de chocolate a gosto. Sirva a seguir. Calda – Em uma panela pequena, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa bem até engrossar. Retire do fogo e sirva quente.

Merengue Francesa com Creme de Papaia e Chantilly
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 4 claras de ovos;  125 g de açúcar refinado; 125 g de açúcar de confeiteiro; 1 folha de papel manteiga; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 mamão papaia maduro. Chantilly – 250 g de creme de leite fresco; 125 g de açúcar refinado.
Modo de preparo: Com a batedeira em velocidade máxima, bata as claras em neve até que dobrem de volume e fiquem ligeiramente firmes (consistência cremosa). Neste momento, diminua a velocidade da batedeira pela metade e adicione pouco a pouco o açúcar até obter uma mistura firme, brilhante, lisa e homogênea. Com a ajuda de uma escumadeira, incorpore manualmente, pouco a pouco, o açúcar de confeiteiro, mexendo delicadamente para não abaixar as claras batidas em neve. Preaqueça o forno à 150°C. Corte a folha de papel manteiga do tamanho do fundo de uma assadeira. Unte o papel com uma fina camada de manteiga, salpique a farinha de trigo, retire o excesso, forre o fundo da assadeira com o papel untado e faça desenhos com o merengue com a ajuda de um saco de confeiteiro ou simplesmente com uma colher. Asse por 1 hora, cuidando para não queimar o fundo, até ficarem ligeiramente dourados. Enquanto isso, bata na batedeira de 3 a 4 minutos, em velocidade média, o creme de leite fresco com o açúcar até formar o chantilly e reserve na geladeira. Bata o mamão papaia no liqüidificador, reserve. Monte a sua sobremesa intercalando camadas de merengue, chantilly e creme de papaia. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;