Internacional Titulo
Pesquisador espanhol diz que Deus era mulher
Do Diário do Grande ABC
05/04/1999 | 16:10
Compartilhar notícia


Deus ``foi concebido e reconhecido como mulher' durante 25 mil anos e por necessidades sócio-econômicas a figura divina da Grande Deuaa foi usurpada por um Deus varao todo-poderoso, afirmou nesta segunda-feira em Madri o pesquisador espanhol Pepe Rodríguez ao lançar seu livro ``Deus nasceu mulher'.

Autor de uma série de livros sobre temas relacionados com a Igreja Católica que causaram particular polêmica na América Latina, Pepe Rodríguez está convencido de que, de acordo com a evoluçao do mundo, nos próximos 100 anos ``retornará à Terra a divindade do Deus mulher'.

``Todos meus livros sao clandestinos no Chile, único país latino-americano onde nao se vendem abertamente por pressoes de distribuidoras dominadas pelo Opus Dei', disse o autor ao se referir ao sucesso de venda que tiveram na América Latina tanto suas ``Mentiras Fundamentales de la Iglesia Católica' (1997) como ``La vida sexual del clero' (1995).

A igreja, assinala ele, ``tem manipulado, tergiversado e utilizado o conceito de Deus em seu próprio benefício'.

Lançado esta semana em nível mundial, o livro ``Dios nació mujer' tenta demonstrar com uma série de pesquisas históricas, científicas, acadêmicas, antropológicas e, inclsive com fotos, que o primeiro Deus dos homens foi mulher.

``As provas arqueológicas evidenciam - diz o livro - que o primeiro Deus gerador-controlador foi concebido e reconhecido como mulher durante 25.000 anos e que nao houve mais divindade senao a Grande Deusa até que por necessidades sócio-econômicas apareceu o conceito de Deus varao, entre o VI e o III milênis A.C.', diz Rodríguez.

``O conceito de Deus é universal. No passado nasceram mitos e conceitos masculinos de Deus, mas Deus jamais foi masculino', explica Rodríguez ao indicar que ``a figura divina sempre foi uma mulher'. O pesquisador nao tem dúvidas ao afirmar que ``Deus nao existia há 3.000 anos' e que seu conceito tomou vida e forma ao mesmo tempo que os ``humanos desenvolveram o pensamento lógico-verbal'.

Ao justificar suas pesquisas, Rodríguez diz que a mulher e o conceito de Deus foram fundamentais para o progresso da sociedade humana, mas a história dos dois ``difere muito do que contam'. ``Nenhum Deus varao, por mais Deus-Pai que se tenha erigido, teve nem terá jamais a capacidade de integraçao e de evocaçao mítica da Deusa', prossegue, antes de reconhecer que na noite dos tempos ``a Deusa partenogenética que o gerou de seu próprio corpo passou á história', deslocada por um ``Deus varao usurpador' que criou uma desigualdade entre os sexos que perdura até agora. ``A derrubada da Deusa em prol de um Deus masculino foi resultado de uma tenaz conspiraçao dos varoes da realeza, da classe religiosa, dos chefes militares, dos funcionários e grandes comerciantes, que haviam conseguido o poder e o controle social e desejavam mantê-los em suas maos', relata o autor.

Para Rodríguez, ``o modelo de Deus masculino legitimava os desmandos' dos homens de poder ``e a sociedade injusta que construíram. A Deusa, no entanto, a questionava abertamente'. A agricultura excedentária - assinala - ``provocou a derrota da mulher e da Deusa nas maos do varao e do Deus homem. A submissao se impôs assim, na Terra como no Céu', assegura o escritor. Quando Deus era mulher, o machismo nao existia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;