Setecidades Titulo
SOS Bairros - Promessa de acesso ficou só na placa
Isis Mastronano Correia
Especial para o Diário
01/03/2007 | 22:22
Compartilhar notícia


Parque Selecta/São Bernardo
Entra ano, sai ano e a nova via de acesso ao bairro não sai do rol das promessas. Uma placa da Sociedade Amigos de Bairro anuncia: “Nesse local será construído o novo acesso ao Parque Selecta”. O compromisso teria sido firmado com o poder público em 2003.

Nesse período, os moradores cansaram de enviar abaixo-assinados para a Prefeitura concretizar a construção da nova passagem, na avenida Pedro Mendes. A dona-de-casa Gisela Paula da Silva Carvalho, 26 anos, mostra a terceira remessa de assinaturas a ser enviada à administração. “Beira o ridículo aquela placa anunciando algo que não foi feito até hoje”, reclama.

Os moradores ou visitantes do bairro têm apenas uma passagem para acessar a região, a rua Sérgio Trevisan, e as famílias protestam contra as más condições desta via. “Em dias de chuva, a rua alaga e a gente fica ilhado, sem poder passar. Como não há outra entrada, o jeito é esperar a água baixar”, relata Gisela.

Se a nova passagem saísse do papel, os moradores teriam acesso facilitado à estrada do Montanhão e ao Jardim Silvina, além de alternativa, caso as enchentes continuem a ocorrer. Mas, de acordo com a Prefeitura, não há previsão para a construção do novo acesso para o bairro. A reclamação entrará para a lista de sugestões. (Supervisão de Adriana Gomes)

Jardim São Francisco/Ribeirão Pires
Um poste de iluminação pública localizado numa travessa da rua Pixinguinha chama a atenção de quem passa pelo local. A base da estrutura está corroída, deixando expostas barras de ferro.

Como o poste está inclinado para a rua, é difícil alguém passar ali sossegado, mesmo a coluna de concreto estando sob um arrrimo de ferro que a segura.

“A gente fica um pouco receoso de passar por aqui. O certo era a Eletropaulo trocar o poste velho por um novo. Não sei se dá para confiar nesse ferro que o segura”, comenta o aposentado Pedro Barros.

A Eletropaulo acredita que o poste tombou por ocasião de algum acidente. O suporte foi improvisado pela empresa. Segundo a Eletropaulo, a estrutura ainda não foi substituída porque é preciso desligar a energia das casas para a troca, e isso prevê aviso com certa antecedência. A promessa é que o poste seja substituído ainda nesta sexta-feira.

Vila Bocaina/Mauá
Por mais de uma vez, a família Spíndola encontrou ratos nadando em sua piscina. O problema teria origem na casa vizinha, que está abandonada há mais de 10 anos.

O caso já foi publicado no final do ano passado pelo Diário. A providência tomada pela Prefeitura foi multar o proprietário do terreno, mas a residência continuou com mato alto e sujeira.

A piscina que começou a ser construída na casa abandonada é hoje um grande reservatório de água da chuva, o que também é objeto de reclamações. “Nosso medo é que essa água parada traga a dengue para o bairro. Quando isso acontecer, não vai adiantar mandar multa”, reclamou a administradora de bens Susi Spíndola, 53 anos.

A Prefeitura não informa quantas multas a casa acumula. Comunica que notificará mais uma vez o proprietário do imóvel para que seja feita a limpeza da piscina. A partir da data da notificação, o dono da área terá prazo de 15 dias para realizar os serviços necessários no terreno.

Bairro Assunção/São Bernardo
Os freqüentadores da praça Giovani Breda reclamam da falta de manutenção da área. Apesar de receber a visita de muitas pessoas que utilizam a área para caminhadas, há poucos aparelhos para que se faça o alongamento.

Muitos dos bancos de cimento da praça estão quebrados e falta bebedouro e torneira. “Corro mais de uma hora e meia todas as terças e quintas e tenho que trazer água de casa”, conta o auditor João Carlos Piscinim, de 36 anos.

As pias do único bebedouro que havia na área verde ficaram mais de quatro meses sem a torneira, segundo os moradores da região. Quando foi reinstalado, a água não saía mais.

Outra reclamação é quanto à falta de banheiros. “Quando alguém precisa ir ao sanitário, precisa recorrer a um comerciante”, reclama Piscinim.

A Prefeitura informa que a manutenção da praça será colocada na programação da Secretaria de Serviços Urbanos do município. Entretanto, não há previsão de instalação de novos equipamentos no local.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;