Internacional Titulo
ONU suspende sançoes contra Líbia
Do Diário do Grande ABC
05/04/1999 | 15:38
Compartilhar notícia


A Organizaçao das Naçoes Unidas suspendeu, nesta segunda-feira, as sançoes impostas contra a Líbia, depois que seu secretário-geral, Kofi Annan, notificou o Conselho de Segurança sobre a chegada na Holanda de dois suspeitos líbios do atentado aéreo em Lockerbie, informaram fontes diplomáticas.

Os diplomatas disseram que durante uma reuniao a portas fechadas do Conselho de Segurança, Annan notificou formalmente e por escrito que a transferência para a Holanda havia sido realizada.

A suspensao das sançoes, impostas para pressionar a entrega dos suspeitos e para conseguir com que a Líbia desse um fim à ajuda ao terrorismo internacional, é automática após a notificaçao de Annan, contida em uma carta de quatro páginas. No entanto, diplomatas ocidentais disseram que se espera que o Conselho de 15 membros formalize a suspensao, seja em um comunicado para a imprensa ou na abertura da sessao.

As sançoes aéreas, militares e diplomáticas foram decididas em 15 de abril de 1992 e reafirmadas pelo Conselho de Segurança, em novembro de 1993. Neste momento, o Conselho também aprovou a suspensao dos fundos e recursos financeiros líbios em outros países e proibiu a venda para a Líbia de equipamentos de refinaria e transporte de petróleo.

O Conselho de Segurança deve suspender completamente as sançoes ao final de 90 dias, após um informe de Annan no qual ele deverá garantir que a Líbia nao apóia mais o terrorismo internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;