Memória Titulo Coluna
A TV inaugural passa pela Via Anchieta

Aparelhos artesanais. Chegam os equipamentos A primeira imagem. A Record vista da Vila Pauliceia

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/10/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Professor Antonio de Andrade aponta e comenta quatro fatos marcantes dos primórdios da televisão brasileira: dois deles têm por cenário a Via Anchieta: 

1 – Em 1948, dois anos antes da inauguração da TV Tupi, eram oferecidos cursos para formação de técnicos. Recortes extraídos da revista O Cruzeiro.

2 – Em 18 de setembro de 1950, numa mercearia é fotografada uma televisão no exato momento da transmissão do show de inauguração da TV Tupi, registrando-se alguns detalhes interessantes

- Latas de Toddy com preço, estufa de doces e salgados, dezenas de garrafas de vinho e cerveja, geladeira com sobremesas, propaganda do sorvete Eski Bom. 

- O televisor mostra atriz com a bandeira paulista ao fundo e o relógio marcando o horário exato: 10h47. 

- De quebra os tradicionais chapéus, um elemento do vestuário masculino da época. 

3 – A caravana com os equipamentos para a TV Tupi. Saiu do Porto de Santos, subiu a Anchieta e desfilou pelo Centro de São Paulo. 

4 – Outra vez a Via Anchieta. A TV Record foi inaugurada em 7 de setembro de 1953. A programação inaugural teve início na capelinha da Rádio Record, km 15 da Via Anchieta, Vila Pauliceia, em São Bernardo.

Diário há meio século

Quarta-feira, 21 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1364

Manchete – Santo André constrói quatro pontilhões sobre os córregos Comprido, Carapetuba, Jundiaí e do Cemitério.

Censura – Proibida a exibição do filme Che, que conta a vida de Ernesto Guevara, numa interpretação do ator Omar Sharif.

Mauá – Prefeitura e Comasp (Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo) assinam contrato para o fornecimento de água potável ao município.

Variedades – FIC (Festival Internacional da Canção), no Rio de Janeiro, revela um novo astro, Tony Tornado, campeão da fase nacional com o Trio Ternura.


Em 21 de outubro de...

1530 – O navegador português Fernão de Magalhães deixa a baia do Rio de Janeiro para prosseguir na primeira viagem de circum-navegação pelo mundo, a serviço da Espanha.

1735 – O bandeirante paulista Bartholomeu Bueno da Silva chega a São Paulo, de regresso das minas de Cuiabá.

1812 – Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo, que abrangia todo o Grande ABC.

1930 – Prefeitura de São Bernardo abre concorrência pública para o fornecimento de alimentação aos presos pobres em 1931.

Revolução em marcha: São Paulo organiza o Batalhão de Caçadores Paulistas, com sede na Praça da Sé. Em várias partes do País prosseguiam os embates entre as forças legalistas (que defendiam a República Velha e o poder dominante) e os rebeldes. 


Santos do dia

- Celina (Filha do Céu)

- Dásio

Hoje

- Dia Nacional da Valorização da Família

- Dia do Contato Publicitário




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;