Economia Titulo
Ásia: bolsas sobem na maioria com orçamento australiano e setor tech; Tóquio cai
Por
07/10/2020 | 07:13
Compartilhar notícia


A maioria das bolsas asiáticas encerrou o pregão desta quarta-feira (7) em alta, ajudadas pela proposta de orçamento australiano, bem recebida pelo mercado, e por ganhos em ações do setor de tecnologia. A exceção se deu no mercado de Tóquio, onde a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de interromper as negociações com a oposição em torno de um novo pacote fiscal para o país teve peso maior.

O governo da Austrália anunciou sua proposta de orçamento para o próximo ano fiscal, com aumento do déficit público para cerca de 213,7 bilhões de dólares australianos (US$ 151,8 bilhões), ou 11% do Produto Interno Bruto (PIB) local. Serão concedidos US$ 257 bilhões em apoio econômico direto, em cortes de impostos e programas sociais. A disposição do Executivo local de elevar o estímulo fiscal para apoiar a economia repercutiu positivamente no mercado e deu força às bolsas asiáticas. O índice S&P 500/ASX, da Bolsa de Sidney, encerrou o dia em alta de 1,25%, aos 6.036,40 pontos.

Acompanharam o tom o australiano o índice Hang Seng, de Hong Kong, que subiu 1,07%, aos 24.238,00 pontos, e o índice Kospi, de Seul, que avançou 0,89%, aos 2.386,94 pontos. Na capital sul-coreana, o setor de tecnologia puxou os ganhos, com as ações da Samsung subindo 1,50% e as da LG, 1,80%.

Contrariando os pares, o índice Nikkei, da Bolsa da capital japonesa, fechou o dia em leve queda, de 0,05%, aos 23.422,82 pontos, com a canetada de Trump afetando o humor.

Os índices acionários da China continental seguem fechados, em virtude do feriado do Dia Nacional. Os negócios devem ser retomados apenas na semana que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;