Setecidades Titulo Coluna
Toscana. Minas. São Caetano...

A história de vida dos Imbrisi se transforma em pesquisa acadêmica e será apresentada na 10ª edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. O evento on-line começa hoje e irá até o dia 10.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/10/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Sobre a família Imbrisi falará no seminário mineiro Marcos Imbrizi. Historiador, jornalista e mestre em comunicação social, Imbrisi atua na assessoria de comunicação da Prefeitura de Santo André.

A saga dos Imbrisi

Texto: Marcos Imbriz 

Apresentarei um resumo do texto que escrevi para a publicação do seminário: A Saga dos Imbrisi, da Toscana às Minas Gerais e Além. Esta foi uma das atividades que fiz durante estes tristes tempos de pandemia. Posso chamar de pesquisa de uma vida sobre as origens dos meus antepassados paternos. E ainda há muito a descobrir. 

Na hospedaria de São Paulo eu não encontrava informações. Foi um encontro no Orkut com o “cugino” João Custódio, que soube: os Imbrisi (com ‘S’) vieram para as Minas Gerais. 

Ciente disso, estudei italiano e depois fiz um curso de aperfeiçoamento na Itália, quando aproveitei para ir à Quarrata, na região Toscana, de onde os Imbrisi saíram em busca de uma vida melhor. 

Foi no Arquivo Público Mineiro que encontrei a documentação da chegada da família Imbrisi na Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, em agosto de 1897. De lá foram para uma fazenda de café em Alfenas e depois para Guaxupé. 

Nos anos 1940 foi a vez de meu saudoso avô, Edgar Imbrizi, buscar uma vida melhor. Desta vez em São Caetano, onde trabalhou até se aposentar na Cerâmica São Caetano, na década de 1970.

Diário há meio século

Terça-feira, 6 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1351

Manchete – Prazo esgota. A luta pode começar. A Bolívia em pé de guerra

Santo André – Prefeito Newton Brandão, vice-prefeito Antonio Pezzolo, superintendente do Semasa, inauguram mais um reservatório de água no bairro Paraíso.

Diadema – Cidade tem uma vaca mecânica para o fornecimento de leite aos alunos, doada pelo governo da Dinamarca; falta ligar.

Informática – Bradesco instala o teleprocessamento IBM.

Esportes – Santo André obtém o Troféu Bandeirantes de Atletismo. Jundiaí em segundo, Campinas em terceiro.

Acidente – O pesado caminhão da Transportadora Kalil está sem freios na descida da Avenida Goiás, em São Caetano. Vai chocar-se com uma perua Kombi que vem pela Avenida Roberto Simonsen. Um poste cai sobre a Kombi. Milagre: ninguém se feriu.

Em 6 de outubro de...

1930 – Uma revolução em curso no Brasil: decretado feriado nacional por 15 dias; chamados os reservistas do Exército da primeira e segunda categorias; um bombardeio aéreo em Belo Horizonte.

1980 – Lançado o filme Pixote, a Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco.

Santos do dia

- Erotides. Mártir

- Maria Francisca

A Itália em sua casa 

Em tempo de pandemia, o Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais poderá ser acompanhado de qualquer parte do mundo. São cinco dias, a partir de hoje. Escolha um dos endereços eletrônicos e acompanhe:

Site: https://ponteentreculturas.com.br/seminario2020/

REDES SOCIAIS

instagram.com/imigracaomg

facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG

https://twitter.com/ImigracaoMG

www.youtube.com/channel/UC2Pau3IOCkXL6tKpTQETGTA 

Contatos: 55 51 96800109 (WhatsApp) ou seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;