Tecnologia Titulo Coluna
Memofut lembra José Paulo de Andrade

A morte do jornalista foi sentida pelo Grupo Literatura e Memória de Futebol e motivo de troca de mensagens entre seus integrantes

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/07/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Quando penso que tinha 30 anos de idade quando comecei, levo um susto. Como passou depressa! E não pesou, cada dia é como se fosse o primeiro. O segredo é não perder o entusiasmo.” 

José Paulo de Andrade ao comentar a passagem dos 39 anos do programa O Pulo do Gato, em entrevista ao jornalista André Rizzato, então assessor de imprensa da Band, publicado aqui em Memória, edição de 2 de abril de 2012.

José Paulo de Andrade virou um ícone da rádio paulistana com a apresentação do programa O Pulo do Gato desde 1973. Em mais de 50 anos na Rádio Bandeirantes, esteve à frente de diversos programas, como o Jornal de São Paulo e Entrevista Coletiva.

Alexandre Andolpho Silva, coordenador do Memofut.

Parece que o José Paulo de Andrade foi diretor de comunicação ou algo parecido do São Paulo.

Sergio Miranda Paz, que já esteve no DGABC TV  incorporando a figura histórica de Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil.

José Paulo Andrade, grande são-paulino, foi assessor de comunicações e conselheiro eleito do Tricolor. Na época não tive contato com ele. Minha atuação era mais na parte social do clube. Tive algum contato com ele mais recentemente, em razão de meu filho Marcello trabalhar em diversas situações no Grupo Bandeirantes. Guardo com muito carinho o autógrafo que ele escreveu no livrO Futebol é Com a Rádio Bandeirantes – São Paulo (audiolivro), Panda Books, 2012: “Ao Domingos DNA do grande jornalista são-paulino Marcello o meu carinho. 5 de maio de 2012.”

Durante grande parte da minha vida me preparava para o trabalho ao som do Pulo do Gato, por tudo isso tenho um grande carinho pelo Zé Paulo.

Domingos, presidente do Memofut eleito por esta página Memória e sua figurinha nº 1.

O Zé Paulo deve ser um dos profissionais mais polivalentes da história do rádio. Uma pena não termos o levado ao Memofut.

Alexandre Andolpho

Quando surgiu a televisão, em 1950, foi criada a frase: “A televisão é o rádio com imagem”. O José Paulo cunhou uma frase antológica: “O rádio é a televisão com imaginação”. Ele vai fazer falta.

Sérgio ‘Charles Miller’ Paz


Em 21 de julho de...

1915 – A serviço da sua profissão, visita Santo André o médico Carlos Brunetti, clínico da Capital.

1920 – Iniciado o recenseamento da população escolar no Estado de São Paulo, contra o analfabetismo. 

Na região, o professor José Augusto Leite Franco é indicado para coordenador os levantamentos.

A Câmara Municipal de São Bernardo concede auxílio em dinheiro ao recenseamento.

Escoteiros locais são mobilizados para auxiliar os encarregados do serviço.

Artigo: “A Campanha que ora se faz oficialmente em São Paulo deve abranger o Brasil inteiro, para que este País não continue como até aqui à margem da civilização” (cf. Mário Pinto Serva, Estadão, 21 de julho de 1920).

1960 – Em solenidade realizada no Palácio dos Campos Elíseos, o governador Carvalho Pinto assina contrato de empréstimos num total de 322 milhões de cruzeiros a 25 municípios.

A fatia maior coube a São Bernardo: 100 milhões de cruzeiros, destinados a obras de redes de água.

Em nome dos prefeitos discursa o de São Bernardo, Lauro Gomes de Almeida,

1970 – Prefeitura de Santo André anuncia a construção de posto de puericultura no Parque João Ramalho, o 16º da cidade.

1975 – Chegam a São Bernardo, procedentes do Rio de Janeiro, 30 crianças residentes no bairro de Jacarepaguá. Elas inauguram projeto municipal de turismo. Visitam a Volkswagen, almoçam na Rota do Frango com Polenta e à noite vão a São Paulo, para no dia seguinte curtir a Cidade da Criança. Local de hospedagem: Pampas Ramada Hotel.

Santos do dia

- Lourenço de Brindisi (1559-1619). Nasceu na Itália, faleceu em Portugal. Fazia parte da Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis. Tornou-se especialista em línguas. Sua erudição levou-o a ocupar altos postos em sua Ordem e a serviço do papa.

- Praxedes. Dama romana. Filha de São Prudêncio, irmã de Santa Prudenciana (ou Prudência): viveu no século II




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;