Internacional Titulo
Genro de Saddam Hussein e ministro iraquiano são presos
Por Do Diário OnLine
Com AFP
20/04/2003 | 19:08
Compartilhar notícia


O Comando Central dos Estados Unidos informou neste domingo que as forças aliadas prenderam o ministro iraquiano para educação superior e pesquisa científica. O nome de Abd al-Khalq Abd al-Gafar consta na lista dos mais perigosos aliados de Saddam Hussein. Também neste domingo, surgiu a informação de que Jamal Mustafa Abdallah Sultan al-Tikriti, casado com a filha mais nova do ditador iraquiano, entregou-se ao Congresso Nacional Iraquiano (CNI). A informação ainda não foi confirmada pelos americanos.

O canal de televisão por satélite Al Jazeera, no entanto, confirmou que membros do CNI convenceram o genro de Saddam a se entregar. Mustafah Abdallah ocupa o número 40 na lista das 55 autoridades iraquianas procuradas pelos americanos.

"Eles (integrantes do Congresso) o convenceram a voltar para o Iraque, oferecendo garantias", informou Sadeq al Mussawi, autoridade do CNI entrevistada pela Al Jazeera. "Ele respondeu ao nosso pedido, se rendeu ante nossos irmãos iraquianos e depois foi entregue às forças da coalizão", acrescentou.

Ainda segundo Mussawi, "as condições da rendição do genro de Saddam previam sua segurança". Até a noite deste domingo (horário de Brasília) Mustafah Abdallah ainda não havia sido interrogado.

Já as informações sobre a prisão do ministro iraquiano partiram de um comunicado do Comando Central norte-americano. "Abd al-Khalq Abd al-Gafar foi posto sob custódia no sábado", diz o informe, sem fornecer mais detalhes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;