Memória Titulo
Um autor em São Caetano, A. A. Pereira

Concluímos hoje as lembranças do jornalista Hermano Pini Filho acerca do Grupo Escolar Cerâmica São Caetano

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Concluímos hoje as lembranças do jornalista Hermano Pini Filho acerca do Grupo Escolar Cerâmica São Caetano. Ao lado da escola, numa chácara florida e de bom gosto, um dos diretores da Cerâmica, Armando de Arruda Pereira, escreveu vários livros. Ele foi vereador em São Bernardo e prefeito de São Paulo.

Lembranças de uma fábrica e de uma escola - final
Texto: Hermano Pini Filho

"Nossa Casa", anunciava placa esmaltada colocada no portão de entrada da chácara de Armando de Arruda Pereira, em São Caetano. Nos livros que publicou, A. A. Pereira registrava na página inicial de cada um deles iguais palavras, seguindo-se a data da edição.

Além do ensino oficial, além da sopa proporcionada gratuitamente, a escola mantida pela Cerâmica São Caetano tinha gabinete dentário, com dentista sempre à disposição para tratar dos dentes de alunos, ao mesmo tempo orientando-os quanto a cuidados de higiene bucal.

Na época em que estive na escola da Cerâmica, a dentista era dona Wilma Orsi.

Curiosamente, todas as professoras vinham, então, de São Paulo. Chegavam de trem, logo cedo, embarcando na jardineira (ônibus) do Hugo Veronesi que as esperava no início da Rua Conselheiro Antônio Prado, a poucos metros da estação. Assim iam até a entrada da Cerâmica. Professoras dedicadas, vivamente interessadas no progresso dos alunos, fato que marcou muito. Como era desse modo, ainda hoje lembro-me de nomes de algumas delas, até das fisionomias em certos casos.

Organizavam visitas de alunos a São Paulo para ver determinadas exposições, ou assistir a espetáculos próprios para adolescentes. Como uma apresentação no auditório da Escola Caetano de Campos, com várias atrações, inclusive trabalhos de um certo Roberto Ruman, que partia correntes ou entortava barras de ferro para mostrar o quanto era forte. Nada a estranhar, o patrocínio era de conhecida empresa de alimentos, sugerindo que consumindo seus produtos as crianças "ficariam fortes", a exemplo do Ruman. É curioso como tais fatos simples, corriqueiros, são guardados por cérebros infantis.
E lá se vão 68 anos...

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Especial sobre a cantora Clara Nunes. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Big Band de Benny Carter. Entre os cantores, Mário Lanza; amanhã: especial com Frank Sinatra (primeira parte). Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. 137 cidades históricas de Minas, São Paulo, Santa Catarina e todo o Nordeste serão beneficiadas pelo PAC-Cidades Históricas. Sobre a recuperação dessas cidades, uma entrevista com o professor de arquitetura da FAU-USP Nestor Goulart Reis. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e às 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Especial sobre o cantor Frank Sinatra. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Homenagem ao locutor Luiz Lombardi. Ele interpreta a oração Lenço abençoado, gravação que apresentava em seu programa Show de Rádio pela Rádio ABC. Na parte musical, Oslain Galvão, O divórcio, composição de Pepe Ávila; e Roberto Carlos, Sorrindo para mim, de Helena dos Santos. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 5 de dezembro de 1979

Manchete - Justiça acolhe denúncia contra Dorival (Rezende, prefeito de Mauá).

Grande ABC - Encontro na casa de Tito (Costa, prefeito de São Bernardo) determina união de prefeitos.

Editorial - Turismo no Recife, para variar (a propósito do congresso nacional dos vereadores na capital de Pernambuco)

Comportamento - Cai trânsito na região como reflexo do aumento da gasolina.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Mercado acionário continua em alta.

Diadema - Jardim Portinari quer ter melhoramentos urbanos.


EM 5 DE DEZEMBRO DE...

1924 - Falece José Luiz Flaquer, o senador Flaquer.


1944 - Wallace Simonsen é nomeado prefeito-interventor de São Bernardo.

1949 - Em plena era da Via Anchieta, é sancionada em São Bernardo uma lei de incentivo às novas indústrias.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é aniversário das cidades de Sertãozinho e Taubaté.

HOJE

Dia Nacional da Pastoral da Criança e Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social.

SANTOS DO DIA

Anastácio, Crispina, Dalmácio, Geraldo, Nicécio e Sabas (abade).

Cidade dos Meninos
Neste sábado, a comunidade Maria Imaculada, da Cidade dos Meninos, em Santo André, celebra o Jubileu de Ouro: 1959-2009. A partir das 15h30 haverá a celebração de Ação de Graças. A partir das 18h show musical: Violeiros de Aparecidinha e Padre Juarez de Castro e banda. Outras informações estão no blog http://comariaimaculada.zip.net

Cartuns
Márcio Baraldi, cartunista de Santo André, tem novo livro na praça, o 12º da carreira: Roko-Loko e Adrina-Lina, hey ho, let's go!. Lançamento será hoje, das 14h às 19h, no Bar Blackmore, à Alameda dos Maracatins, 1317, atrás do shopping Ibirapuera. Será uma festança. Mais informações no site: www.marciobaraldi.com.br.

Falecimentos

SÃO CAETANO
Adela Galera Gomes, 96.
Cemitério das Lágrimas.
Salvador Arjona Flores, 76. Cemitério da Cerâmica.

A pequena Alda tinha 12 anos de idade quando desembarcou no Brasil, em companhia dos pais, Jorge e Helena Stiavelli. A infância vivida em seu país de origem serviu de base para as histórias e músicas que, anos depois, já em São Bernardo, passou a repassar aos filhos e netos. Histórias simples, mas gostosas de serem ouvidas e apreendidas, como diz uma de suas netas, Alessandra, que com a avó viveu os últimos anos, já em Santo André.

Os Stiavelli vieram diretamente para São Bernardo. Moraram na Rua Jurubatuba, no Centro, então trecho inicial da Linha Jurubatuba, que seguia em direção ao Bairro Assunção dos dias atuais. Em São Bernardo, Alda conheceu Domenico Brazilino Sabatini, sobrinho do Samuel Sabatini, que dá nome à praça do Paço Municipal e do shopping Metrópole. Casaram-se e tiveram três filhos, Lina, Helena e Pedro, que lhes deram sete netos e dois bisnetos. O casal viveu em São Bernardo até o ano 2000, quando mudou para a casa da filha Lina, na Vila Bastos, em Santo André.

Senhor Domenico, que se orgulhava de ter servido o Exército e que na mocidade trabalhou com o transporte de lenha, faleceu primeiro, em 2004.

Dona Alda era vaidosa, dona de memória excelente. Gostava de sair, passear, ver gente. Não fazia o papel clássico da vovozinha ou nona reclusa ao lar. Partiu aos 96 anos e foi sepultada no Cemitério da Vila Euclides segurando o terço que ganhara do ex-prefeito Lauro Gomes de Almeida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;