Internacional Titulo
Rússia se esforça para participar da reconstrução do Iraque
Por Da AFP
18/12/2003 | 11:28
Compartilhar notícia


O ministério das Relações Exteriores da Rússia fará tudo que for possível para que as empresas do país participem na reconstrução do Iraque. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo vice-chanceler Yuri Fedotov.

"O ministério das Relações Exteriores realiza um trabalho importante para ajudar as empresas russas a participar nos programas de reconstrução do Iraque", destacou Fedotov. "O mais importante é manter nossas posições tradicionais na economia iraquiana, manter os vínculos comerciais históricos", acrescentou.

O governo dos Estados Unidos informou que não pretende permitir a participação de países que foram contrários à guerra no Iraque em suas licitações para a reconstrução iraquiana. A Rússia, que ao lado da França, Alemanha e China integram o chamado "grupo da paz", protestou contra este projeto americano.

"A idéia de isolar qualquer país dos processos de reconstrução do Iraque é contraproducente do ponto de vista político e mina os esforços para uma solução no Iraque", destacou.

Já para o ministro das Relações Exteriores da França, Dominique de Villepin, toda a comunidade internacional "deve poder participar" na reconstrução do Iraque.

"Façamos o necessário para que toda a comunidade internacional possa participar na reconstrução sem lançar uma maldição sobre este ou aquele", afirmou o chanceler em uma reunião em Paris com a Associação da Imprensa Diplomática Francesa (APDF), nesta quinta-feira

"Desejamos crer que o espírito de abertura e o espírito comunitário serão os vencedores neste novo período", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;