Setecidades Titulo Sustentabilidade
Cinema itinerante ensina crianças sobre preservação do meio ambiente

Ônibus leva exemplos de uso consciente de recursos naturais às escolas

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
17/11/2018 | 07:08
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Assim que a porta do ônibus abre, as crianças correm para garantir seus lugares. Ao invés de ligar o motor, o condutor do coletivo apaga as luzes. No mesmo instante, os assentos viram poltronas e o cenário fica pronto para o início da sessão. Durante 15 minutos, os olhos da garotada ficam atentos ao telão, mais precisamente no filme João Ambiente – Construindo uma Casa Sustentável Para Todos Nós.

O automóvel faz parte de projeto itinerante que leva a estudantes de três Estados – São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – conhecimento sobre preservação da natureza, reciclagem e uso consciente da água e do lixo, tudo isso por meio de um vídeo educativo. Na região, 17 unidades de ensino participam da ação. Uma delas é a EE Professor Manoel Cação, na Vila Sônia, em Mauá.

Entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a estratégia parece ter dado certo. Riquelme Gomes dos Santos, 11 anos, por exemplo, saiu do ‘cinema’ disposto a mudar. “Não sabia que a gente sujava tanto assim o meio ambiente. Vou reciclar mais e jogar menos lixo no chão.” O mesmo aconteceu com Letícia Vicente Couturato, 10, que prometeu passar os ensinamentos aos pais. “Lá em casa a gente só separa o lixo, mas daria para criar uma horta, economizar mais no banho e no gasto de energia”, disse.

Até mesmo a professora Tatiana Pavão Ongaro Borges, 38, foi impactada pela mensagem passada pelo João Ambiente. “Não imaginava que poderia economizar tanto só de mudar alguns hábitos. A família (do filme) conseguiu viajar com o dinheiro que economizou das contas de luz, água e do uso da horta. Fiquei surpresa”, revelou.

O vídeo começa com o João Ambiente (João de Barro) procurando barro na beira do rio para consertar o teto de seu ninho. No entanto, ele percebe que o local está tomado pela sujeira e convida Teca, uma tartaruga que vive em meio à sujeira, para conhecer a cidade. A aventura começa quando João Ambiente leva a amiga para conhecer uma família disposta a salvar o meio ambiente a partir de atitudes sustentáveis.

“Fizemos conteúdo interessante, lúdico, mas real”, explica o idealizador e diretor do projeto, Airton Soares, 47. O profissional acredita que a conscientização vem a partir de exemplos de como melhorar o mundo. O ônibus, segundo ele, foi escolhido por questão de logística, já que facilita o acesso às escolas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;